Mais saúde: troque o purê de batata pelo de mandioquinha

Mais saúde: troque o purê de batata pelo de mandioquinha

Purê-de-mandioquinha

Você gosta de mandioquinha? Então está na hora de começar a pensar em uma troca que pode ser muito benéfica para você e sua saúde: a troca da batata pela mandioquinha. Antes de mais nada, vamos fazer uma simples comparação: a mandioquinha, apesar de ter mais calorias do que a batata, tem um índice glicêmico mais baixo e é riquíssima em fibras solúveis, que fazem com que a mandioquinha demore mais para ser transformada em açúcar no sangue, o que evita a produção excessiva de insulina, segundo a nutricionista Tarcila de Campos.

 

A batata salsa é muito usada na culinária brasileira e, portanto, não vai ser muito difícil encontrar receitas com ela como ingrediente. Sua coloração é mais amarelada do que a batata normal. Além de ricas em fibras solúveis, as batatas salsas são excelentes para combater o alto nível de colesterol no sangue, combate à obesidade e prisão intestinal, além de ter ação anti-inflamatória, antioxidante, antifúngica e anticancerígena. É rica em vitaminas C, B, K, e E, além de ser capaz de prevenir doenças e cancros.

 

Quando ralada, pode ser usada na forma de compressa para aliviar dores ou em rodelas na testa para aliviar as dores de cabeça. Combate, quando usada para o preparo de sucos, as úlceras no estômago e no duodeno. Por ser rica em manganês, ajuda a diminuir os sintomas causados pela TPM, como as dores e o mau humor, bastante comuns nesse período.

 

Como consumir?

Você pode conseguir uma adequação maior em sua dieta caso faça uma combinação da mandioquinha com raízes com baixo índice glicêmico também, como o inhame e a batata doce. Você pode ainda fazer o purê e transformá-lo em sopa.

 

Sopa de purê de mandioquinha

– 500 g de mandioquinha sem casca

– 1 cebola pequena

– 1 colher de sopa de azeite

– temperos a gosto

– 1 litro de água

– 100 g de cebolinha

 

O primeiro passo é cozinhar a mandioquinha em panela de pressão por cerca de 15 minutos. Em seguida, em outra panela, refogue a cebola com o azeite. Adicione os temperos e a água e deixe ferver. Depois disso, bata a mistura no liquidificador junto com a mandioquinha cozida. Coloque tudo na panela que foi usada para refogar a cebola e leve ao fogo baixo até engrossar. Já a cebolinha, coloque-a por cima na hora de servir. Lembre-se de adicionar temperos saudáveis e não acrescentar sal em excesso para não ter problemas com retenção e excesso de sódio.

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