Encha balões para festa sem o gás hélio – fácil e econômico

 

Encha balões para festa sem o gás hélio – fácil e econômico

Dois astrônomos descobriram o gás hélio no século dezenove

Balões-758x396

.

O hélio é uma substância química simples composta por apenas um átomo. Hélio significa Sol (do grego) e é um gás incolor, sem odor e não se expõe à combustão. Podemos encontrar esse gás facilmente no universo, em particular nas erupções vulcânicas e na composição das estrelas.

 

Já se questionou porque os balões que são cheios de hélio se elevam no ar? O hélio é menos pesado do que o ar, por isso é utilizado no enchimento de balões e dirigíveis que têm como objetivo flutuar na atmosfera. Ele é também utilizado no tratamento de doenças respiratórias graves como a asma.

 

Quando ingerido, o gás hélio vai transformar a sua voz, tornando ela mais fina, como a de um boneco animado. O hélio é muito utilizado, por exemplo, em festinhas de aniversário de crianças e em despedidas de solteira; no entanto, ele pode ser dispendioso e chato de achar.

 

Nesse artigo você vai encontrar uma solução prática, útil e eficiente para esse problema. Você vai precisar apenas de bicarbonato de sódio e de vinagre.

 

Pegue uma garrafa de plástico de 1 litro, 3 colheres de sopa com vinagre, 1 colher de chá com bicarbonato de sódio (dependendo do tamanho de seus balões, você deve aumentar ou diminuir as quantidades) e balões. Tome o cuidado de encher os balões com o seu próprio ar e esvaziar eles duas ou três vezes seguidas pois isso os tornará mais fáceis de encher com a mistura de vinagre, evitando que arrebentem.

baloes_casa-758x396

 

Então, pegue na sua garrafa de litro e coloque nela o bicarbonato de sódio. Pegue no vinagre e introduza ele no seu balão; pegue no seu balão e coloque a boca do balão bem presa no gargalo da garrafa de 1 litro. Para permitir que o vinagre que colocou no balão desça para o interior da garrafa, levante um pouquinho o balão. Assim, o vinagre vai reagir juntamente com o bicarbonato de sódio e o interior do balão vai encher. Isso acontece porque ao se misturarem, o vinagre e o bicarbonato de sódio vão provocar uma reação, acabando por expelir dióxido de carbono em forma gasosa e é essa substância – esse gás – que vai possibilitar que o seu ou seus balões se encham.

 

Repita esse processo por cada balão até obter as quantidades que desejar! É certo que esta pequena dica fará toda a diferença na festa de aniversário que organiza todos os anos para o(s) seu(s) pequenote(s).Teste e partilhe já a sua experiência conosco através de comentários!

Neste vídeo você vai tirar a prova real. Assista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*