Você limpa cada item da cozinha no tempo certo? Veja o que a ciência recomenda

Você limpa cada item da cozinha no tempo certo? Veja o que a ciência recomenda

limpeza-cozinha-principal

Manter a casa limpa é importante, especialmente quando se trata da cozinha, que possui itens onde são armazenados e preparados alimentos. A limpeza, além de ser um hábito de higiene, também ajuda a evitar contaminações por bactérias.

 

 

Segundo a Organização Internacional de Saúde Pública e Segurança (The Public Health and Safety Organization), há uma rotina específica para fazer a limpeza de acordo com informações científicas. Veja quais são as recomendações.

 

Limpeza da cozinha

 

Esponja de lavar louça

limpeza-cozinha-esponja

Cerca de 75% das esponjas estão cheias de coliformes, que surgem principalmente quando ela é deixada molhada e com resíduos de alimentos e sujeira. Para que isso não aconteça, é preciso desinfetá-la todos os dias, colocando-a por dois minutos no micro-ondas. E a cada duas semanas é preciso substituir a esponja por uma nova.

 

Micro-ondas

limpeza-cozinha-micro-ondas

Se você usa todos os dias para fazer ou esquentar comida, é preciso limpar uma vez por semana, intercalando uma limpeza mais simples com uma mais profunda. Uma dica é misturar meia xícara de água com vinagre branco, colocar em um prato e deixar no micro-ondas até ferver. O vapor vai ajudar a desgrudar a sujeira. Então basta passar uma esponja macia limpa.

 

Fogão

limpeza-cozinha-fogao

Sempre que for usado é importante que seja feita uma limpeza, pelo menos para retirar a sujeira mais aparente com uma esponja molhada, um pano úmido e, por fim, um pano seco. Se for fazer uma limpeza semanal mais profunda, misture bicarbonato de sódio em um pouco de água até formar uma pasta, coloque sobre a sujeira, espere agir e retire fazendo o mesmo processo da limpeza diária.

 

Geladeira

limpeza-cozinha-geladeira

Geralmente é a limpeza mais adiada. O comum é ir armazenando alimentos enquanto houver espaço. Mas acontece que muitas bactérias podem ficar “escondidas”, especialmente nos compartimentos como gavetas. Por isso é necessário, se possível, limpar a cada duas semanas ou, no mínimo, uma vez ao mês.

 

Pia

limpeza-cozinha-pia_1

Como fica próxima da esponja e como é um local que tem contato direto com pratos e panelas, precisa de limpeza diária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*