Aprenda a fazer repelente contra mosquitos totalmente natural e caseiro

Aprenda a fazer repelente contra mosquitos totalmente natural e caseiro

ilustracao-repelente-caseiro-insetos

Vivemos em um país tropical que apresenta temperaturas elevadas em quase todas as estações do ano. Com o calor, existe também uma maior predisposição ao aparecimento de muitas moscas e mosquitos, incluindo aqueles transmissores de doenças como dengue, febre amarela, mal de Chagas, zika vírus e chicungunya.

 

Para nos proteger das picadas dos insetos, utilizamos repelentes, no entanto, a grande maioria destes produtos encontrados à venda contém componentes químicos que podem ser altamente prejudiciais à saúde humana. Nesta publicação, aprenda a produzir um repelente de insetos 100% natural e que também serve como um objeto decorativo.

 

Repelente caseiro contra mosquitos

A maioria dos repelentes vendidos no comércio possui produtos químicos prejudiciais à saúde e, por isto, muitas pessoas optam pelo uso dos repelentes caseiros. Além de afastar as moscas e mosquitos, o repelente natural e caseiro pode servir como um belo objeto decorativo que dissipa gostosos aromas.

 

Para fazer o repelente de insetos totalmente natural, você precisará de frascos de vidro, velas e alguns óleos essenciais, que podem ser encontrados em lojas de artigos decorativos, lojas especializadas em velas, lojas de produtos naturais ou especializadas em artigos para aromaterapia. Caso não encontre algum dos itens necessários em sua cidade, você pode procurar em lojas virtuais.

Receita de repelente totalmente natural e caseiro

Ingredientes:

– 4 frascos de vidro;

– 40 gotas de óleo essencial de cedro;

– 40 gotas de óleo essencial de lavanda;

– 40 gotas de óleo essencial de limão;

– 40 gotas de óleo essencial de citronela;

– 2 limões;

– 2 laranjas;

– 8 ramos de alecrim fresco;

– Velas flutuantes;

– Água.

 

Modo de preparo:

1) Corte os limões e as laranjas em rodelas;

2) Coloque dois ramos de alecrim em cada vidro e reserve-os;

3) Adicione água em cada frasco (3/4 da capacidade total) e acrescente os óleos essenciais (10 gotas de cada óleo em cada um dos vidros). Agite suavemente para que os óleos se misturem;

4) Ponha uma ou duas rodelas de limão e de laranja em cada frasco. A quantidade de rodelas dependerá do espaço disponível, ou seja, do tamanho dos vidros utilizados;

5) Caso o nível da água esteja muito baixo, você pode adicionar mais um pouco, até que os frascos fiquem quase cheios;

6) Para finalizar, coloque uma vela que flutua em cada um dos vidros. Deixe os recipientes nos locais de sua preferência e acenda e apague a vela quando necessário.

Cuidados

Lembre-se de nunca deixar nada inflamável perto dos vidros e mantenha longe do alcance de crianças e animais. Após três usos, o ideal é descartar o conteúdo do vidro, enxaguar os frascos e preparar uma nova receita.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*