Comer margarina é pior do que comer manteiga: nutricionista explica a razão

Comer margarina é pior do que comer manteiga: nutricionista explica a razão

78981-6101

Rica em gorduras saturadas, a manteiga foi, por muito tempo, considerada vilã da alimentação. Para substituí-la, muita gente passou a optar pela margarina, especialmente na versão light. Mas a verdade é que a margarina pode fazer mais mal que a manteiga por conter gordura trans, que é prejudicial à saúde.

 

“A manteiga é fonte de gordura saturada, encontrada em produtos de origem animal. A margarina é feita industrialmente e contém gordura trans, obtida através da hidrogenação dos óleos vegetais que, em excesso, pode elevar o colesterol ruim (LDL) e ainda diminuir o bom colesterol (HDL)”, explica a nutricionista Tatiana Vizane, do SPA Serra Morena, em Petrópolis (RJ).

 

Manteiga faz mal?

Mas isso não significa que a manteiga seja totalmente benéfica. A nutricionista diz que, se consumida em excesso, faz mal. “Ela pode aumentar taxas de colesterol”, diz. Por outro lado, a manteiga possui em sua composição vitaminas A e D.

 

Margarina faz mal?

mantequilla-vs.-margarina

 

Já a margarina tem recomendação diária de 1% do valor calórico total diário. Ou seja, uma pessoa que consome 2.000 calorias por dia deve consumir, no máximo, 2 gramas de margarina, sendo que 1 colher de chá tem aproximadamente 0,7 g de gordura trans.

Como substituir

 

Se a ideia é abolir as duas, as melhores alternativas indicadas pela nutricionista para substituir a manteiga e a margarina são a manteiga de amendoim, azeite extravirgem (pose ser aromatizado com ervas), requeijão light, creme de ricota, pasta de soja e queijo cottage.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*