Você conhece o método de treinar seu cachorro com o clicker? Não? Então aprenda conosco!

Você conhece o método de treinar seu cachorro com o clicker? Não? Então aprenda conosco!

4-cão-758x396

O famoso clicker é um artigo plastificado que você poderá encontrar em lojas que vendem artigos para animais domésticos. Se você ainda não sabe do que se trata, fique sabendo que esse objeto é conhecido por ter um botão metálico, que emite um ruído quando é clicado.

Nos dias de hoje, é cada vez mais comum, aliás chega a ser até uma tendência, treinar os animais domésticos com este objeto. Contudo, embora o treinamento de um animal seja facilitado pelo clicker, não se esqueça de que o ensinamento deve ter sempre um tom divertido e uma recompensa incluída. Pois só assim eles conseguirão distinguir os bons comportamentos dos maus, adquirindo novas atitudes e truques para cada situação.

 

O clicker se tornou popular porque ele permite e facilita o fortalecimento da relação com o seu cachorro. Ao utilizar ele, você está ensinando ao cachorro que o som do botão metálico é igual a uma recompensa gostosa e por isso, você vai conseguir ensinar a ele todos os truques que quiser.

 

Este instrumento tem como objetivo mostrar ao seu animal que ele está fazendo precisamente o que você quer, mesmo que se trate de uma ação repetida. A ideia é que ele associe os sons a truques específicos, que os realize e que só depois seja recompensado por isso.

Neste artigo lhe vamos explicar como treinar o seu cachorro recorrendo a este clicker, mas antes, queremos partilhar com você alguns conselhos importantes. Confira as dicas que se seguem:

 

O treino nunca deverá ser mais que 15 ou 20 minutos.

Para iniciar o ensinamento, escolha as alturas em que o seu cachorro tenha alguma fome. Assim é garantido que ele se irá interessar e se esforçar para fazer o truque direitinho.

Se lembre que, quer você quer o seu animal, devem estar com boa disposição e uma postura positiva. Só assim o momento será divertido para os dois!

Saiba agora como usar o clicker para ensinar o seu cachorro:

 

Apresente o clicker ao seu animal: Vá com seu cachorro para um ambiente calmo. Poderá escolher um espaço verde ou uma divisão da casa, mas no início recomendamos que evite distrações como as crianças e televisões. Assim que escolher o sítio certo, deverá começar o treino apertando o clicker várias vezes. Quando ele reagir e seguir o som, recompense ele. Repita este processo várias vezes, apertando o botão metálico com diferentes intervalos de tempo. Dessa forma, o cachorro já vai associando o click à recompensa e perceberá que não é uma ação totalmente automatica, mas sim uma ação que requer outra ação.Se ao apresentar o clicker ao seu cachorro, ele tentar fugir, não insista com o treino. O mais provável é que o som seja demasiado intenso e por isso ele se assusta. Nestes casos, recomendamos a troca do aparelho.

Treino com direito a clicker: Conforme referido anteriormente, você deverá escolher um espaço tranquilo e longe de distrações. Lembre-se que o primeiro treino é o mais importante, pois é quando o seu cachorro adquire os conhecimentos básicos. Ao avançar na aprendizagem, aí sim já poderá introduzir ambientes com mais movimento.

Lembre-se de aperfeiçoar o truque: Se só agora teve conhecimento do cicker e o seu cão já sabe alguns truques, não se preocupe. Nesse caso, o que você deve fazer é reforçar a ideia de que o truque foi bem feito, usando o clicker depois do cachorro agir corretamente. Assim, estará a encorajar ele a repetir.

Forme o seu cachorro corretamente: Para o clicker funcionar, é importante que a formação seja feita do zero e gradualmente. Se lembre que, sempre que o seu animal corresponder a um comando, você deverá recompensar ele. Principalmente, sempre que ele evolui no exercício.

Use e abuse da recompensa: Durante um treino, o que motiva o seu animal é, sem dúvida alguma, a recompensa que ele vai receber. Assim sendo, sempre que pretender fazer algum truque com o seu cachorro, como por exemplo deitar, sentar ou caminhar, para além do clicker, você deve usar a recompensa, segurando ela mesmo em frente do focinho dele e deslocando ela devagar. O seu bichano não irá vacilar e vai seguir o movimento do biscoito. Assim que ele atingir a posição que você quer, clique no botão metálico e recompense ele.

Use a sua voz como um comando vocal: Para que esta técnica funcione é necessário que você faça uma voz forte, curta e rigorosa. Dialogos longos não resultam, pequenas palavras como “deita” ou “senta” são suficientes. Nestes casos, recomenda-se que o comando vocal seja dado no início do ensinamento, para que o animal entenda e reconheça o truque a realizar.

Relembramos que, em caso de situações mais preocupantes, deverá recorrer a um especialista para treinar o seu cachorro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*