Quando o vidro do carro embaça, usar flanela piora o problema: veja o que é certo fazer

Quando o vidro do carro embaça, usar flanela piora o problema: veja o que é certo fazer

vidro-emabacado-decarona

Quando as temperaturas caem ou em dias de chuva, é comum que o vidro do carro embace. Isso compromete bastante a visibilidade da motorista e pode se tornar em problemão.

 

Por que o vidro embaça?

 

O vidro embaça sempre que a temperatura de dentro do carro é mais alta do que a temperatura externa. O ar de dentro do veículo está cheio de vapor d’água proveniente do próprio ambiente e também da nossa respiração. Ao entrar em contato com o vidro frio, o vapor volta ao estado líquido e cria este embaço.

 

Como desembaçar o vidro

 

A forma mais fácil desembaçar o vidro é igualar as temperaturas externa e interna ligando o ar condicionado. O aparelho retira o ar quente e úmido do veículo, joga para o ambiente, e devolve um ar mais fresco e sem umidade.  Nos primeiros minutos, pode direcionar o ar para o vidro e acelerar o processo.

Se você não tem ar condicionado, ligue o ar quente em direção ao para-brisa. Ele faz com que o vapor evapore, desembaçando o vidro. Para não passar calor dentro do carro, vale intercalar o ar quente com jatos de ar frio. Mas, como essa técnica não resolve a causa do problema, que é a temperatura do ambiente, assim que o ar desligar, o vidro volta ficar cheio de vapor d’água.

 

Nessas horas, tente resistir bravamente à vontade de passar a mão ou a tradicional flanelinha no vidro embaçado: isso transforma o vapor em gotas, deixando o para-brisa sujo e engordurado, comprometendo ainda mais a visão.

 

Se, apesar destas ideias o problema continuar, não arrisque: pare em um posto, abra as janelas e tome um cafezinho enquanto o vidro desembaça sozinho. É melhor chegar um pouquinho atrasada no destino e fazer o caminho em segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*