Hidratação de maizena funciona? Jeito certo de usar pode transformar seus cabelos

Hidratação de maizena funciona? Jeito certo de usar pode transformar seus cabelos

O amido de milho, popularmente conhecido como maizena, é um item tradicional na cozinha, mas também pode ser um grande aliado para a beleza e dar aquela força na hidratação do cabelo. Mas é importante saber que as receitinhas indicadas na internet podem não ser eficazes. Isso porque existe um jeito certo de usar o produto nos fios.Quem dá a dica é a dermatologista Dra. Valéria Campos, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

hidratacao-de-maisena-0

Para que serve?

Hidratar

Sozinha, a maizena não funciona como hidratante, já que não penetra no interior dos fios. Portanto, aplicá-la diretamente no cabelo não é funcional. Por outro lado, é excelente para potencializar o efeito da máscara de hidratação que você já usa.

Tirar oleosidade

A dermatologista explica que o amido também é truque para tirar a oleosidade do cabelo nos momentos em que você não teve tempo de lavar e funciona com um shampoo seco caseiro. “Aplique a maizena em pó na raiz do cabelo e espalhe. O amido absorve o óleo dos fios e ajuda a melhorar a aparência durante o dia”, explica.

Cuidar das pontas

A maizena também é aliada para ajudar na recuperação de fios ressecados. “Para quem já usa, por exemplo, óleo de argan para reparar as pontas do cabelo, vale aplicar a máscara de maizena por cima para selar os fios e potencializar o efeito. Esse truque, inclusive, é menos agressivo do que utilizar a chapinha para fechar as cutículas”, afirma.

Funciona?

Apesar desses benefícios, a dermatologista avisa: “só a maizena para hidratar o cabelo não funciona”. A especialista explica que o produto em si não tem efeito no fio, já que não penetra nele. Por outro lado, o produto é excelente para potencializar os resultados da máscara de hidratação que você já usa. “O interessante do amido é aplicá-lo no cabelo por cima do hidratante. O que ele vai fazer é selar os fios e ajudar o produto a agir melhor por dentro deles”, explica.

Ao contrário do que ensinam algumas receitas na internet, a hidratação de maizena e leite não é eficaz, o ideal é fazê-la com água. “Quem já tem os fios oleosos, principalmente, deve evitar o leite, que tem gordura e pode intensificar a oleosidade”, alerta a dermatologista.

Como usar: passo a passo

Lave os cabelos com shampoo, retire o excesso de umidade de aplique sua máscara de hidratação preferida.

Misture algumas colheres de maizena com água e aqueça até que se forme uma massa pastosa.

Aplique a pasta no cabelo (por cima da máscara de hidratação) ainda morna e deixe agir por 30 minutos.

Lave apenas com água corrente, sem usar nenhum tipo de shampoo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*