Como fazer seu iogurte grego zero gordura em casa, com apenas 2 ingredientes

Como fazer seu iogurte grego zero gordura em casa, com apenas 2 ingredientes

Você provavelmente já sabe que o iogurte é bom para sua saúde. Tem uma tonelada de benefícios que podem melhorar o seu bem-estar geral, inclusive dando ao corpo as bactérias boas que necessita.

Mas para além deste fato bem conhecido, o iogurte tem mais benefícios para a saúde que você pode nem saber, como:

  • previne a osteoporose devido à sua riqueza em cálcio e vitamina D
  • suaviza a pele
  • tonifica a barriga e a pele
  • auxilia na pressão arterial alta ou hipertensão
  • ajuda a melhorar o seu sistema imunológico e previne resfriados

Enquanto você pode sempre encontrar uma boa marca de iogurte no supermercado, por que não fazer seu próprio iogurte em casa?

Sim, você pode fazer seu próprio iogurte em casa e você deve tentar hoje.

Como fazer seu iogurte grego zero gordura em casa

O iogurte caseiro é melhor, pois não tem conservantes, é mais barato, e você está ajudando o meio ambiente por não desperdiçar materiais para embalagem. Além disso, a maioria das coisas que você precisa já estão em sua cozinha.

Ingredientes

2 litros de Leite Desnatado se quiser fazer com 0% de gordura

1 pote de iogurte Natural Integral (somente na primeira vez)

Modo de preparo:

  1. aqueça o Leite

Aqueça 2 litros de leite em uma panela, até aparecer bolhas na borda. Se possível use um termômetro para saber se o leite chegou na temperatura de 175-180 graus.

Não pule essa etapa.

Se formar aquela pelezinha no leite depois de esquentá-lo, retire-a.

  1. espere esfriar

Deixe o leite esfriar até chegar aos 40 graus. Isso pode demorar entre 30 a 45 minutos. Se você tiver um termômetro de cozinha, melhor. Se não tiver o termômetro, neste caso, use o dedo.

Se conseguir deixar o dedo no leite por 10 segundos, ele está bom! Se você for apressado, uma dica é encher a pia ou uma tigela grande com gelo e colocar o recipiente de leite dentro.

  1. adicione o iogurte natural

Em uma tigela de vidro grande, com tampa, adicione metade de um pote de iogurte natural com Fermento Lácteo.

Nas próximas vezes, você não precisará mais do iogurte natural, pois poderá guardar um pouco deste lote para fazer o próximo.

  1. incubadora

Coloque a tampa na tigela, envolva com um cobertor fino ou toalha grossa e coloque em um forno convencional que foi aquecido a 180 graus por apenas um minuto e, em seguida, desligue.

Vamos deixar dentro do forno incubando o leite por 5-10 horas, mas pode precisar de até 24 horas, depende dos fatores ambientais. É difícil te dizer uma regra fixa aqui, pois cada

ambiente é um pouco diferente. E você deve estar se perguntando: como saber quando está pronto então?

Essa é a parte mais difícil de todo o processo. Você vai aprender por experiência quando ele “parece certo”. Deve ser ter uma consistência ligeiramente gelatinosa.

Nesta etapa, o iogurte já esta pronto, em sua versão natural normal! Se quiser já pode comê-lo a vontade. Mas se ainda assim quiser a versão grega, veja os próximos passos:

  1. drene o Iogurte

Utilize aqui um escorredor de macarrão, uma Tigela e um Pano de louças daqueles usados para fazer queijo. Coloque o pano dentro do escorredor de macarrão, e na sequência o escorredor de macarrão dentro da tigela.

Derrame com muito cuidado o iogurte neste coador improvisado. Leve na geladeira por 3 a 4 horas, se ficar mais não tem problema. Quanto mais tempo drenar, mais consistência terá o iogurte grego.

Agora está pronto!

Se quiser, depois de tirar o iogurte do filtro, você pode usar uma gotinha de essência de baunilha e adicionar mais 200ml de leite desnatado para conquistar uma melhor consistência.

É isso aí! Você já tem o seu iogurte caseiro no dia seguinte e você pode consumi-lo imediatamente. Como alternativa,  você pode adicionar algumas especiarias e frutas para aumentar o sabor. Para melhores resultados, utilize leite de cabra em vez de leite de vaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*