10 anti-inflamatórios naturais para tratar dores crônicas

10 anti-inflamatórios naturais para tratar dores crônicas

Os anti-inflamatórios naturais são uma obrigação na alimentação de quem está sofrendo de um problema articular, que pode atrapalhar sua qualidade de vida.

 

A inflamação é uma resposta imune do corpo, sem isso, não podemos iniciar o processo natural de cura. Mas quando está fora de controle, como na artrite reumatoide, por exemplo, a inflamação pode danificar o corpo e as dores nas articulações tornam-se insuportáveis.

10-anti-inflamatorios-naturais-para-tratar-dores-cronicas-2

Alimentos ricos em açúcar e gordura saturada promovem a inflamação. Alimentos ricos em gordura e açúcares causam hiperatividade no sistema imunitário, o que pode levar a dor nas articulações, fadiga e danos aos vasos sanguíneos.

Por sua vez, estudos têm mostrado que certos aspectos da vida moderna, como a poluição e estresse social, entre outros fatores negativos, podem desencadear esta resposta inflamatória.

Isto pode conduzir a inflamação crônica que pode causar inúmeros problemas de saúde, tais como asma, doença cardiovascular e artrite reumatoide. Outros estudos têm demonstrado que a inflamação crônica pode diminuir a força do músculo e sua energia, o que afeta adversamente sua forma física e desempenho atlético.

Os melhores anti-inflamatórios naturais

Conheça alguns anti-inflamatórios naturais que realmente funcionam e que você pode incluir em sua dieta como uma maneira de prevenir ou tratar a inflamação. Uma ótima maneira de aliviar a dor e, por sua vez, melhorar sua qualidade de vida.

Alecrim

O alecrim é uma planta que tem propriedades muito benéficas para o corpo tornando-se um dos mais eficazes antiinflamatórios naturais. Ele pode ser usado também como analgésico. Para fazer isso você deve preparar uma infusão com 2 copos de água e acrescentar 20 gramas de alecrim quando ferver.

Em adição aos seus efeitos anti-inflamatórios, estudos descobriram que o alecrim pode reduzir os níveis de cortisol e ajudar a reduzir a ansiedade.

Cavalinha

A cavalinha ou rabo-de-cavalo, também pertence à categoria dos anti-inflamatórios naturais. Podemos encontrá-la facilmente em lojas de plantas medicinais e produtos naturais. A maneira de tomá-la é em infusões com uma frequência de duas vezes por dia.

Gengibre

O gengibre é muito conhecido por ser um anti inflamatório natural. Para fazer o chá de gengibre, misture dois copos de água, 2 colheres de sopa de mel e 200 gramas de gengibre ralado e você terá um dos anti-inflamatórios mais eficazes.

Essa planta tem sido usada para fins medicinais nas culturas da Índia e da China por mais de 5.000 anos. É também conhecido para o tratamento de doenças do estômago, incluindo dores de estômago, gases, tonturas e diarreia. O gengibre também tem um poderoso efeito antioxidante.

Um estudo revelou que uma cápsula 250 mg de gengibre foi tão eficaz como 400 mg de ibuprofeno para aliviar cólicas menstruais.

Cúrcuma

A cúrcuma é uma raiz que tem sido utilizada medicinalmente por mais de 4.000 anos para tratar problemas digestivos e reduzir a inflamação. Um estudo recente verificou que uma dose de 200 mg de cúrcuma por quilograma de peso corporal foi melhor no tratamento de artrite em ratos que a indometacina, um fármaco antiinflamatório não esteroide. Resta testar se cúrcuma funciona tão bem em seres humanos, mas você pode tentar e acrescentá-la aos seus pratos.

A cúrcuma ou açafrão, é uma especiaria frequentemente usado no curry, dando ao prato uma coloração amarela. Tente fazer um curry de vegetais, e também acrescente canela, para uma dose dupla de alimentos antiinflamatorios naturais.

Linho

As sementes do linho, conhecidas como linhaça, possuem alto efeito antiinflamatório, podendo ser usadas no tratamento de artrite e dermatite. Você pode comer diretamente duas colheres desta semente, ou combiná-la com as suas refeições regulares. Seus ácidos graxos

ômega 3, são os responsáveis por seu poder antiinflamatorio natural. Estudos mostram que o ômega 3 auxilia em 40% na redução da inflamação.

Louro

Muita gente não sabe, mas o louro, além de ser um grande aromatizante das nossas refeições, também pode ser usado no tratamento para dores nas articulações. Como? Ferva um litro de água e, em seguida, adicione 10 g de folhas de louro. Espere esfriar um pouco e, em seguida, aplique sobre a área dolorida.

O louro é considerado um analgésico muito eficaz, bem como anti-inflamatório e anti-reumático. É também usado para tratar a dor ciática e entorses de tornozelo. Nestes casos, o mais aconselhável esfregar na área afetada o óleo essencial de louro para você apreciar seus enormes benefícios.

Abacaxi

Além de ter grandes vitaminas e ser usado em muitas dietas, o abacaxi também faz parte da categoria dos “anti-inflamatórios naturais”. Nós podemos come-lo como uma sobremesa e combiná-lo com outro item que vimos nesta lista (linhaça). Desta forma vamos obter um efeito mais intenso.

Tília

Sabemos que tília tem o poder de relaxar o corpo quando estamos nervosos, ansiosas ou tensos. É por isso que também é tão boa para tratar a dor nas articulações. Também ajuda a aliviar a dor por suas propriedades analgésicas.

Canela

De acordo com o Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa, dos EUA, a canela é muitas vezes usada para tratar problemas de bronquite e gastrointestinais, bem como é um alimento antiinflamatório mais usado.

Um estudo recente descobriu que o extrato de canela ajuda a suprimir a inflamação do cólon em ratos, levando os pesquisadores a dizer que o extrato de canela pode ter um efeito anti inflamatorio significativo também em seres humanos.

No entanto, não é recomendado consumir mais de 6 gramas por dia durante mais de seis semanas, pois algumas pessoas podem ser alérgicas a canela. A canela de cassia (também conhecido como canela chinês) deve ser usada com moderação, uma vez que contém compostos anticoagulantes.

Alho

As propriedades do alho ajudam a reduzir a dor muscular de modo muito eficiente, reduzindo a quantidade de fluidos que se acumulam nas articulações e aliviando a sensação de dor. Assim, reduz a inflamação de forma muito poderosa.

Para colher os benefícios do alho você pode incluí-lo no seu prato em várias preparações, mas também pode misturar o alho com gengibre em um poderoso tônico para aliviar dores.

Mais informações

As propriedades destes alimentos e plantas, se estendem além de ser um potente anti-inflamatório para o corpo, podendo também tratar problemas de saúde graves. Em nosso site você também encontra opções naturais aos analgésicos e outros alimentos anti-inflamatórios.

 

 

 

 

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui o acompanhamento de um especialista. Consulte sempre seu médico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*