Conservar verduras e legumes na geladeira: nutricionista ensina o jeito certo

Conservar verduras e legumes na geladeira: nutricionista ensina o jeito certo

Tão importante quanto escolher bem os alimentos que compramos é saber armazená-los da maneira correta para que eles não percam suas propriedades nem estraguem rapidamente. Alimentos que compramos in natura e delicados, como verduras e legumes, exigem cuidados especiais. Por isso, nada de colocá-los de qualquer jeito dentro da geladeira assim que chegar do mercado.

vegetais-e-folhas-verdes-0716-630x350

Lavar os alimentos

A nutricionista Alyne Santin explica que o ideal é lavar folhas, verduras e legumes antes de levá-los à geladeira e não apenas quando for usá-los, porque isso evita a proliferação de bactérias dentro do refrigerador.

Como guardar legumes e verduras na geladeira?

Depois de fazer a lavagem, use papel toalha para secar bem os alimentos, principalmente as folhas, e só depois guarde na gaveta que fica na parte de baixo da geladeira. A nutricionista explica que na parte inferior da geladeira o frio é menos intenso e, consequentemente, são menores as chances da baixa temperatura queimar alimentos sensíveis. Além disso, mantenha sempre as folhas verdes dentro de sacos plásticos.

Como conservar brócolis e couve-flor?

A culinarista Malu Lobo explica que o primeiro passo é colocar água para ferver e lavar bem o brócolis e/ou o couve-flor. Em seguida, corte os talos em pedaços menores e retire as flores. Quando a água já estiver fervendo, coloque os vegetais e deixe por apenas 30 segundos. Retire da água fervente, escorra para tirar o excesso de água e jogue imediatamente em uma bacia com água com gelo.

De acordo com Malu, esse processo ajuda a conservar melhor o brócolis e o couve-flor, deixa os vegetais mais crocantes e com uma cor mais bonita. O mesmo pode ser feito também com a cenouras. A dica da culinarista é cortá-las em cubos ou rodelas antes de colocá-las na fervura.

Se não quiser usar os alimentos logo após o processo de choque térmico, guarde eles em potes com tampa na geladeira ou congele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*