Conheça e faça, em casa, o arroz com painço.

Conheça e faça, em casa, o arroz com painço

O painço é conhecido nos Estados Unidos como alimento para aves por ser um cereal crocante com um sabor peculiar de castanha. É utilizado cotidianamente na culinária asiática e africana. Trata-se de um cereal que dobra de volume quando cozido. É bastante nutritivo, rico em potássio, fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e ferro, sendo uma ótima alternativa para quem quer emagrecer ou viver de forma mais saudável. Fica simplesmente delicioso no preparo de panquecas, bolos, pratos quentes, tortas, cozidos e até sopas.

Uma alimentação equilibrada é capaz de ajudar o organismo a trabalhar melhor. Por esta razão, a melhor maneira de cuidar da saúde é optando por refeições compostas de ingredientes nutritivos. Um bom exemplo de alimentação rica em propriedades benéficas ao corpo é o arroz perfumado com painço. Os componentes dessa receita são capazes de melhorar a digestão, promover o bem-estar e de prevenir a ocorrência de fungos.

conheca-e-faca-em-casa-o-arroz-perfumado-com-painco

Receita ‘amiga’ da digestão

Ingredientes

115 g de oleaginosas, como: castanhas, nozes e avelãs;

225 g de pimentão;

150 g de arroz integral de grão comprido;

115 g de painço;

1 colher (de sopa) de azeite;

60 g de cebola roxa;

1 alho-poró médio;

20 sementes de coentro;

6 bagas de cardamomo;

1 litro de caldo de legumes;

2 colheres (de sopa) de folhas de coentro;

Pitada de canela em pó;

Sal e pimenta-do-reino moída.

Para o molho

1 colher (de chá) de molho tamari;

1 limão-taiti;

2 colheres (de sopa) de caldo de galinha.

Modo de preparo

Comece o processo colocando as oleaginosas de molho por aproximadamente meia hora. Enquanto isso, corte o pimentão ao meio, retire as sementes e coloque-o em uma assadeira durante 20 minutos ou até que ele comece a escurecer ou formar bolhas. Chegando ao ponto desejado, retire o pimentão do forno, cubra-o com papel filme e deixe esfriar. Assim que estiver frio o suficiente para manusear, retire a casca, pique o vegetal em pequenos pedaços e reserve.

Depois que passar o tempo das oleaginosas, retire a água, enxágue as sementes e deixe escorrer o suficiente para que elas não fiquem molhadas. Em seguia, leve-as para o forno por 30 minutos, mas é necessário mexer os itens a cada 10 minutos. No final, elas precisam estar douradas. Coloque em um outro recipiente para que elas possam esfriar.

Agora é o momento de trabalhar com os demais ingredientes. Assim, lave e deixe escorrer tanto o arroz como o painço. Depois, aqueça o azeite e nele refoge o alho fatiado, a cebola cortada e as demais especiarias. Depois, junte o arroz, o painço e o caldo de legumes. Deixe em fogo médio até o líquido secar ou até os cereais ficarem macios. Uma importante dica é não mexer, pois isto pode acarretar em uma alteração na textura do prato. Quando finalizar o cozimento, misture com todos os ingredientes e antes de acrescentar o cardamomo, retire as bagas.

Despeje o prato principal em uma tigela e prepare o molho para cobrir a receita. Para isso, basta misturar todos os ingredientes que compõem o molho em fogo baixo. Depois é só acrescentar no prato final. Esta receita rende até quatro porções. Para preparar mais, basta aumentar a quantidade de ingredientes proporcionalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*