Conheça os benefícios da cebola para a saúde.

Conheça os benefícios da cebola para a saúde.

A cebola é um vegetal muito utilizado na culinária como tempero por possuir um sabor forte e ácido. Além disso, por ser rica em vitaminas, sais minerais e várias outras propriedades, a cebola também é um ótimo ingrediente para usos terapêuticos.

cosmology_study_jorge_xerxes_8

Propriedades da cebola

A cebola é dotada de alto grau de quercetina, flavonoide que favorece a circulação sanguínea, além de, graças ao silício, ajudar a prevenir a trombose e o envelhecimento das veias e artérias. Esta tem ainda uma grande participação na produção do colesterol bom.

Por ser rica em fósforo, ferro e vitamina E, a cebola é uma forte aliado contra a anemia, visto que essas substâncias ajudam na reposição de sangue e na regeneração de glóbulos vermelhos. Também é rica em vitaminas A e C, que ajudam a aliviar problemas respiratórios, tais como resfriado e bronquite.

O potássio e o baixo teor de sódio a fazem eliminar toxinas do organismo, o que diminui os riscos de gota, hipertensão, cálculos renais e evita também a retenção de líquidos, o que torna o vegetal um ótimo diurético. É muito benéfica para os rins e para a próstata.

Por seu baixo valor calórico e seu alto teor em fibra, a cebola melhora o trânsito intestinal e oferece sensação de saciedade, o que a torna uma forte aliado para quem está afim de perder peso.

Por conter vitamina B e potássio, ela melhora o funcionamento do sistema nervoso, além de evitar doenças. Seu alto teor de componentes à base de enxofre a torna um excelente vegetal antiasmático e anti-inflamatório.

Cebola roxa

A cebola roxa além de possuir todas as propriedades, nutrientes e benefícios da cebola branca, possui uma outra substância da família dos flavonoides chamada de antocianina, que atua como um antioxidante que combate os radicais livres e reforça a imunidade do organismo.

Consumo

A cebola tem inúmeras maneiras de ser consumida. As mais populares são consumir ela junto com uma salada ou usá-la para temperar algum alimento. Ela também pode ser consumida na forma de chás, xaropes, além de também serem utilizadas para shampoos e várias outras receitas.

Valores nutricionais da cebola

100 gramas de cebola contém:

Calorias – 33 kcal

Proteínas – 1,5 g

Gorduras – 0,3g

Vitamina A – 125 U.l.

Vitamina B1 (Tiamina) – 60 mcg

Vitamina B2 (Riboflavina) – 45 mcg

Vitamina B3 (Niacina) – 0,15 mg

Vitamina C (Ácido ascórbico) – 10 mg

Potássio – 180 mg

Fósforo – 45 mg

Cálcio – 35 mg

Sódio – 16 mg

Silício – 8 mg

Magnésio – 4 mg

Ferro – 0,5 mg

 

 

 

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui o acompanhamento de um especialista. Consulte sempre seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*