Comer bananas evita as terríveis câimbras mesmo?

Comer bananas evita as terríveis câimbras mesmo?

Câimbra

As câimbras acontecem quando os músculos se contraem involuntariamente, causando dores que podem ser breves ou longas. Estas podem ser associadas à falta de alongamentos, deficiência de íons – como o cálcio e o magnésio -, varizes, estresse e excesso de exercícios físicos, por exemplo. As pessoas com diabetes, que consumem álcool em excesso, têm anemia ou cirrose podem ter câimbras devido a esses males. As cãibras podem ocorrer em qualquer músculo, mas são mais comuns em membros inferiores como a coxa e a panturrilha. Estas podem ser evitadas pelos alongamentos e pela hidratação quando for decorrente dos exercícios físicos.

should-you-eat-bananas-at-night

Câimbra noturna

Este tipo de câimbra é comum em pessoas sedentárias e obesas. Ela é confundida com uma sensação de dormência e normalmente não é exatamente uma câimbra, mas um sintoma comum em pessoas que tem varizes. É normalmente chamada de síndrome das pernas inquietas. Os sintomas são formigamento, sensação de água escorrendo pelas pernas e necessidade de levantar mesmo que se tenha acabado de deitar.

Banana

Fruta da bananeira, a banana é estéril e não possui sementes. Atinge a maturação quando estiver com coloração amarelada e a cor verde significa que ainda não amadureceu. Com cerca de três a nove metros, a bananeira não é considerada uma árvore, uma vez que não possui tronco.

Mito ou verdade? A banana ajuda a evitar a câimbra?

A banana, por ser rica em potássio, carboidrato e água, pode resolver o problema de ocorrência de câimbras, quando estas forem decorrentes de exercícios físicos e da má alimentação. No entanto, quando se trata de deficiência dos íons, não é eficaz, pois a banana é rica em potássio, mas o que normalmente precisa de reposição é o cálcio e o magnésio.

Apesar de ser boa apenas para alguns casos de câimbras, a banana não faz mal algum e deve ser consumida. Além dela, as frutas indicadas para prevenir as câimbras com a mesma causa são o kiwi, o abacate, os abricós e suco de laranja fresco. O ideal é manter uma alimentação balanceada com variedade de vitaminas, além de alongamentos e exercícios físicos. Em conjunto, essas atitudes evitarão as temidas câimbras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*