Seu pé está cascudo? Nem pense em lixar! Veja o que acontece quando você faz isso

Seu pé está cascudo? Nem pense em lixar! Veja o que acontece quando você faz isso

As rachaduras e ressecamento excessivo nos pés estão frequentemente relacionados a fatores genéticos e, eventualmente, com alguma doença de pele, como psoríase. Problemas vasculares também podem provocar a secura nos pés, no entanto, parte do problema estético e do desconforto também podem ser intensificados por um único hábito do seu dia a dia: lixar os pés. Por que a pele engrossa?

Seu pé está cascudo Nem pense em lixar! Veja o que acontece quando você faz isso

Nossos pés possuem tecidos mais resistentes de pele, mais que qualquer outra parte do corpo devido ao peso do corpo que sustentam e ao constante atrito que sofrem. Toda vez que lixamos os pés, estamos estimulando ainda mais a produção de queratina, que é a substância que endurece a pele. Lixar os pés constantemente acaba fazendo a pele engrossar ainda mais, porque o corpo entende esse processo como uma agressão. Assim, o organismo resolve naturalmente produzir um tecido mais resistente com o intuito de se proteger.

Para evitar que a pele engrosse, lixas são usadas somente quando for muito necessário, no caso de uma lesão como calo. Ao remover demais a camada de células mortas, o organismo reage para produzir uma camada ainda mais espessa. O ideal é lixar muito esporadicamente e hidratar muito bem o pé. Como evitar o pé cascudo Ao invés do uso de lixas, os pés necessitam de hidratação intensa, em alguns casos, até mais que o resto do corpo. E, o procedimento ideal para retirada das células mortas e ressecamento natural sem agredir a pele é a esfoliação, seguida da hidratação dessa região dos pés. Quanto mais hidratada a pele, mais elástica e macia ela fica, diminuindo a agressão sofrida no dia a dia. Com uso de esfoliantes e hidratantes específicos, diferentes dos usados no restante do corpo (já que os pés necessitam de hidratação profunda com emoliência), as asperezas e calosidades diminuem

consideravelmente. Para manutenção, use óleo vegetal nos pés, no mínimo, uma vez por semana. O que é recomendado? Sempre o mais aconselhado é reforçar na hidratação das solas dos pés e calcanhares. Os cremes mais indicados para as rachaduras são os mais espesso, próprios para a região ou que contenham vaselina ou lanolina. Em casos mais graves, são usados cremes com ureia e outras substâncias que ajudam a remover a camada de células mortas da pele. Uma receita caseira eficiente, além dos escaldas-pés com hidratação eficiente é abafar a pele por algumas horas. Enrole os pés em filme plástico para dormir após uma hidratação ou use uma meia grossa de algodão. Isso vai potencializar a ação do hidratante para acordar com os pés muito mais macios. No caso de seus pés apresentarem rachaduras muito profundas o recomendável mesmo é procurar um especialistas (pedólogo, dermatologista ou clínica especializada) para fazer o procedimento correto. Qualquer intervenção pode ser bastante dolorida, além de haver o risco de piorar a lesão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*