Sorgo: o alimento da vez

Sorgo: o alimento da vez

Além de reduzir o risco de diabetes, pressão alta e colesterol, combate a prisão de ventre e seca 3 kg em 4 dias!

Mesmo sendo o quinto cereal mais conhecido do mundo, o sorgo ainda é pouco usado pelos brasileiros. De acordo com a nutricionista Andréa Marim, o grão traz vários benefícios à saúde. “Ele reduz a chance de desenvolvermos doenças como diabetes, hipertensão e câncer e combate a prisão de ventre e o inchaço”, explica a especialista. Além disso, o sorgo dá bastante saciedade, o que auxilia, e muito, na perda de peso. A seguir, veja nove receitas de pratos que você pode fazer com o alimento e duas receitas rápidas de suco que vão turbinar a perda de peso.

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Tabule de sorgo

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de sorgo integral em grãos + 1 pimentão vermelho + 1 pimentão amarelo + 2 tomates maduros + 2 cenouras raladas + 1 cebola picada + 2 colheres (sobremesa) de cheiro-verde + azeite, sal, limão, orégano, pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Deixe os grãos de sorgo de molho por 8 a 12 horas. Depois, em fogo baixo, cozinhe os grãos por 30 minutos. Escorra e reserve. Pique todos os outros ingredientes. Junte-os com os grãos de sorgo, misture bem e sirva.

Risoto de sorgo com legumes

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de sorgo integral + 3 dentes de alho + 1 cebola + 2 colheres (sopa) de cheiro verde + mix de legumes a gosto (vagem, cenoura, brócolis, ervilha, abobrinha, couve flor, alho poro, tomate, pepino) + azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Deixe os grãos de sorgo de molho por 8 a 12 horas. Cozinhe por meia hora em fogo baixo, escorra e reserve. Refogue o alho e a cebola no azeite. Misture os legumes com o alho, cebola e cheiro verde no azeite e deixe-os cozinhar. Acrescente os grãos de sorgo, sal e temperos a gosto. Misture e sirva.

Massa de pizza de sorgo

Ingredientes: 1 xícara de farinha de sorgo integral + 1/2 xícara de fécula de batata + 1 colher (sopa) de fibra de beterraba + 1 colher (sopa) de manteiga + 1 colher (sopa) de fermento biológico + 2 xícaras de leite + molho de tomate a gosto

Modo de preparo: Misture os ingredientes em uma tigela e vá despejando leite aos poucos, amassando bem até ficar com uma consistência grossa. Abra a massa com um rolo e cubra

com molho de tomate e recheio a gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C até a massa ficar crocante.

Bolo de sorgo funcional

Ingredientes: 2 xícaras (chá) de farinha de sorgo integral + 1 colher (sopa) de fibra de beterraba + 2 xícaras (chá) de açúcar de coco + 1 xícara (chá) de óleo de coco + 3 ovos + 2 maçãs + 1 colher (sopa) de fermento em pó + canela em pó a gosto

Modo de preparo: Descasque e corte as maçãs em pedaços e polvilhe com canela. Coloque as cascas das maçãs, o óleo e os ovos no liquidificador e bata. Em uma vasilha, misture a farinha, fibra de beterraba, açúcar e o fermento. Junte a mistura batida no liquidificador e os ingredientes da vasilha e misture. Por fim, acrescente os pedaços de maça. Despeje tudo em uma forma furada no meio e untada. Coloque no forno a 220°C até o bolo crescer. Depois, diminua para 180°C e deixe ele lá por 20 minutos.

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Pipoca de sorgo

Ingredientes: Grãos de sorgo integral + óleo de coco ou azeite (1 colher (sopa) cheia para ½ xícara de sorgo)

Modo de preparo: Coloque o óleo ou o azeite na panela. Quando o óleo estiver bem quente, acrescente os grãos, tampe e aguarde os grãos “estourarem”. Movimente a panela durante o processo para evitar que os grãos grudem no fundo. Tempere a gosto.

Quibe de sorgo

Ingredientes: 500 g de sorgo integral em grãos + 500 g de carne moída + 2 xícaras (chá) de hortelã picado + 4 dentes de alho + 1 cebola picada + 2 colheres (sopa) de cheiro verde + azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto. Recheio: ricota + manjericão + alho refogado no azeite + tomate cereja

Modo de preparo: Deixe o sorgo de molho por 8 a 12 horas. Cozinhe por 30 minutos em fogo baixo, escorra e reserve. Misture os grãos cozidos, a carne moída crua e todos os ingredientes. Moa a mistura na máquina de moer carne. Coloque em uma assadeira metade da mistura. Depois, acrescente o recheio e só depois cubra o restante do quibe. Regue com azeite e deixe assar por 40 minutos em forno pré-aquecido a 180°C.

Hambúrguer de sorgo (rende 2 porções)

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de abóbora cozida amassada (se preferir, use mandioquinha ou batata doce) + 4 colheres (sopa) de sorgo em grãos + 1 colher (sopa) de farinha de sorgo + ¼ xícara de água + 2 dentes de alho picados + 1 colher (sopa) de cebola picada + 1 colher (chá) rasa de sal + salsinha, cebolinha e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Deixe o sorgo de molho por 8 a 12 horas. Cozinhe os grãos por meia hora em fogo baixo. Quando eles ficarem cozidos, bata-os com a abóbora, os temperos (cebola, alho, salsinha, cebolinha, pimenta) e a água em um processador ou liquidificador. Se quiser que alguns grãos fiquem inteiros, não bata muito. Despeje em um recipiente, adicione a farinha de sorgo e mexe a mistura com as mãos. Molde os hambúrgueres e grelhe-os em chapa ou frigideira com óleo de coco.

Pão de hambúrguer de sorgo

Ingredientes: 1 xícara (chá) de farinha de sorgo integral + 1/3 xícara (chá) de farinha de arroz + 1/3 xícara (chá) de polvilho doce + ½ xícara (chá) de amido de milho + 1/3 xícara (chá) fécula de batata + 5 claras de ovos + 1 ovo inteiro +½ xícara (chá) de manteiga + ½ xícara de leite + 1 xícara de água + gergelim a gosto para polvilhar

Modo de preparo: Misture todos os ingredientes secos na batedeira. Acrescente metade da água e misture bem. Em seguida, acrescente o leite, claras, ovo e a manteiga. Acrescente o restante da água até atingir a consistência de massa meio mole, mas não totalmente líquida. Divida a massa em partes iguais, dentro de aros de fundo falso untados. Alise a mistura com uma colher molhada para dar forma. Salpique gergelim a gosto. Deixe fermentar por aproximadamente 30 minutos, mas não deixe dobrar de volume. Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno à 200°C por 40 minutos ou até dourar. Desenforme ainda quente e deixe esfriar.

Crepioca de sorgo

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de farinha de sorgo + 1 colher (sopa) de água + 1 ovo + 1 colher (sopa) de tapioca

Modo de Preparo: Misture todos os ingredientes e despeje em uma frigideira em fogo baixo. Deixe dourar dos 2 lados e recheie a gosto

Suco termogênico

Ingredientes: 1 xícara (chá) de hibisco + 3 lichias + 1 limão espremido + gengibre ralado + 1 pitada de pimenta rosa

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar

Suco antioxidante

Ingredientes: 1 folha grande de couve sem o talo + 2 lascas de gengibre + 1 limão + 1/2 maçã sem casca + 5 folhas de hortelã + 1 colher (sopa) de linhaça + 200 ml de água filtrada.

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem coar

 

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