Como colocar seus hormônios em modo “perder peso” e queimar gordura

Como colocar seus hormônios em modo “perder peso” e queimar gordura

Quem é que nunca ouviu falar de hormônios? Toda a gente sabe que eles existem, mas poucos têm conhecimento do que eles são realmente, e quais as suas funções. A verdade é que essas substâncias têm um papel fundamental na perda de peso… saiba por que.

Um hormônio, ou hormona, é “uma substância química produzida por um órgão, ou parte do mesmo, cuja função é regular a atividade de um determinado tecido”

Como colocar seus hormônios em modo “perder peso” e queimar gordura

.

Os mais conhecidos são o estrogênio e a testosterona, os principais hormônios sexuais das mulheres e dos homens. Mas existem mais uma dúzia deles, que controlam quase tudo, até a nossa temperatura corporal!

Entender como eles funcionam é uma grande ajuda para podermos melhorar a nossa saúde. Existem hormonas que desempenham um papel muito importante, não só no controlo do apetite, como também na perda de peso. Alguns deles são a insulina, leptina e o cortisol.

A maioria das pessoas se lembra da insulina devido aos diabetes. Isso por que ela determina se o açúcar no sangue é usado para energia imediata ou é armazenado como gordura.

O que nós comemos e quanto nós comemos tem uma influência direta sobre os níveis de insulina. Quando muitos carboidratos são ingeridos, muita insulina é produzida e as células não podem absorver isso. Por esse motivo, o fígado transforma tudo em gordura.

Para controlar os níveis desse hormônio, você precisa comer pequenas refeições de legumes, carnes magras e alimentos ricos em fibra de 3 em 3 horas, ou de 2 em 2 horas. Você deve também evitar o pão branco, açúcar branco e alimentos altamente processados.

O cortisol é mais conhecido como “hormônio do estresse”. Ele afeta o açúcar no sangue, regula o metabolismo e controla o equilíbrio da água e do sal. Quando estamos estressados, o cortisol estimula o organismo a armazenar gordura em torno dos órgãos vitais.

Esse processo liberta para o sangue ácidos gordos muito perigosos, que aumentam os níveis de colesterol e insulina. Dicas para controlar os níveis de cortisol: coma devagar, reduza a ingestão de cafeína e tente dormir 7 horas por dia.

Agora vamos ao “hormônio da fome”, a leptina. Ela é liberada a partir das células de gordura, e é tão poderosa que controla a quantidade de alimentos que o nosso corpo precisa para se sentir saciado.

Para manter os níveis leptina equilibrados, evite alimentos açucarados e processados, descanse bem à noite e faça exercício regularmente.

São truques fáceis, e que vão ajudar as pessoas que lutam contra a perda de peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*