Nutricionista explica por que deveríamos ficar sem proteína animal uma vez na semana

Nutricionista explica por que deveríamos ficar sem proteína animal uma vez na semana

O consumo de proteínas é essencial para a formação dos músculos, melhorar funções do sistema nervoso e de defesa e importantes para perder peso, já que promovem saciedade e evitam fome exagerada e fora de hora.

Nutricionista explica por que deveríamos ficar sem proteína animal uma vez na semana

Um dia na semana sem carne

Formadas por aminoácidos essenciais, as proteínas normalmente estão relacionadas a carnes vermelhas, peixes e frangos, mas existe grande variedade de alimentos ricos em proteínas que são de origem vegetal. Além de ajudar a diversificar o cardápio, as opções vegetarianas ainda evitam danos ao organismo sem comprometer a ingestão diária do nutriente.

Apesar de trazer benefícios, as proteínas de origem animal devem ser consumidas com moderação. Segundo a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, ficar um dia da semana sem consumir carnes evita que vesícula, rins, fígado e intestino fiquem sobrecarregados, facilitando assim a eliminação de toxinas que o corpo acumula diariamente.

Qual a quantidade ideal de proteínas que devo ingerir por dia?

A matemática varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, se você pratica esportes regularmente, deve fazer com que até 20% das suas calorias diárias sejam provenientes de proteínas. Pessoas muito ativas, como atletas, podem ter esse valor aumentado para até 35%.

Para ter uma ideia de quanto ingerir de proteínas por dia de forma prática, você pode seguir uma regra simples: consuma 0,8 grama de proteína por quilo do seu peso. Uma mulher de 60 kg, por exemplo, deve consumir cerca de 48 gramas de proteínas por dia.

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