Nunca mais compre manteiga, faça em casa com apenas 2 ingredientes.

Nunca mais compre manteiga, faça em casa com apenas 2 ingredientes.

Até é difícil acreditar como é fácil, simples e delicioso fazeres manteiga em casas, não só isso escolhendo a nata podes criar uma manteiga diferente, uma nata do dia (como a longa vida) vai criar uma manteiga diferente que uma nata de pacote.

Para criar manteiga a base é simples, tens de bater nata até a gordura da nata começar a separar do liquido da nata, o chamado de soro de leite coalhado (que depois também podes usar em bolos ou panquecas para dar um toque de acidez) e já está, temperas e está pronto a comer!

Receita de Manteiga Caseira

Natas – 2 Pacotes (400ml)

Sal – Uma Pitada

Instruções para fazer Manteiga

Podes usar um varinha de arame e bater á mão, mas a não ser que estejas a treinar para alguma coisa, o melhor é usar a tua varinha mágica com a sua base assim podes simplesmente deixar a bater, deita a massa numa tigela e põe na velocidade máxima de batedeira.

No meu caso demorou 28 minutos até a gordura começar a separar, tu podes ver com facilidade que passa de um liquido para pedaços granulados de gordura.

Deixa escorrer a mistura para dentro de uma tigela, o liquido esbranquiçado aguado é o soro de leite coalhado que podes guardar para usar mais tarde, o que ficar no escorredor é a manteiga, deixa escorrer uns 5 minutos.

Depois tira a manteiga para uma tigela e adiciona um pouco de sal, mexe um pouco até ficar bem mistura e está pronta a ser usada!

Guarda a manteiga no frigorifico, eu achei que depois de umas horas no frigorifico o sabor melhorou e apurou.

Notas: Podes aproveitar e adicionar ervas frescas ou alho bem picado a manteiga para criares uma manteiga original ao teu gosto, podes também enrolar a manteiga em película aderente e levar ao congelador para teres a tua manteiga caseira a mão para dar gosto a bifes ou cozinhados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*