O perigo dos fones de ouvido.

Você certamente já ouviu casos de pessoas que se acidentaram e até morreram porque usaram o telefone celular enquanto ele estava ligado na tomada. Mas, desta vez, a notícia é um pouco mais assustadora: um garoto de 16 anos de idade de Rembau, na Malásia, foi eletrocutado até a morte enquanto usava fones de ouvido conectados ao telefone celular. O menino foi encontrado por sua mãe caído no chão do seu quarto. O relatório médico afirma que não havia contusões ou ferimentos externos no corpo, além de algumas queimaduras e sangue na orelha esquerda da vítima.

Uma autópsia revelou mais tarde que a causa da morte era provavelmente eletrochoque. Isso porque o médico que prestou o socorro inicial confirmou à imprensa que um celular, ainda conectado à tomada, estava próximo ao corpo do adolescente, com o acessório conectado. Mohd não é o primeiro usuário de fone de ouvido de celular cuja morte foi associada a um choque elétrico. Em 2018, houve alguns casos em que as mortes foram ligadas à eletrocussão dos fones de ouvido.

No Brasil, também há casos parecidos. Luiza Pinheiro, 17 anos, morreu de eletrocutada usando fones em sua casa em Riacho Frio, Piauí, depois que seu celular, ligado a um carregador, foi atingido por uma enorme descarga elétrica. Neste caso, a avó da menina disse ao médico que encontrou a neta inconsciente, deitada no chão e com fones de ouvido. Em outra ocasião, em maio, uma mulher de 46 anos na Índia morreu eletrocutada enquanto usava seus fones de ouvido na cama. Autoridades de saúde confirmaram “que um curto-circuito pode ter causado a eletrocussão”. E tem mais.

Em abril de 2014, uma australiana de 28 anos foi eletrocutada enquanto ouvia fones de ouvido conectados a um telefone usando um carregador USB. E o que se descobriu em seguida foi que o carregador USB não estava em conformidade com as normas de segurança. De acordo com informações das autoridades, o carregador falhou e ficou entre a entrada de 240 Volts e a saída de cinco volts. É importante dizer que nem todos os carregadores e fones de ouvido são perigosos. Especialistas foram questionados sobre a probabilidade de morte por eletrocussão de fones de ouvido. E nenhum deles considerou provável – embora reconhecessem que precisavam de mais contexto e detalhes sobre casos específicos. Mas uma dica importante, segundo eles, para evitar acidentes é usar apenas eletrônicos originais e de qualidade,  vendidos em lojas respeitáveis.

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Veja também

Lista atualizada de celulares com os níveis mais altos e mais baixos de radiação

Radiações são ondas eletromagnéticas ou partículas que se propagam com uma determinada velocidade. Contêm energia, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *