Que ideia maravilhosa, ótima dica para dor de ouvido.

Que ideia maravilhosa, ótima dica para dor de ouvido.

A dor de ouvido é um sintoma que surge, principalmente, após estar muito tempo ao frio ou ao introduzir água ou objetos, como cotonetes e palitos, no canal auditivo, que podem provocar uma infecção do ouvido ou rompimento do tímpano. Porém, outras causas incluem problemas na mandíbula ou crescimento de um dente, por exemplo.

Geralmente, a dor de ouvido é mais frequente em crianças, uma vez que apresentam maiores chances de desenvolver infecções dentro do ouvido ou canal auditivo.

Para tratar a dor de ouvido é recomendado consultar o otorrinolaringologista, no caso do adulto, ou o pediatra, no caso dos bebês e crianças, para iniciar o tratamento mais adequado.

Tratamento para dor de ouvido

Para realizar esse tratamento caseiro, você vai precisar de um simples ingrediente e de uma ferramenta algo inusitada. O ingrediente precioso e econômico é o sal grosso marinho de cozinha. O objeto estranho que vai ajudar você nessa missão é, surpreenda-se, uma meia.

Atenção! Tem de ser mesmo sal grosso marinho e não outro tipo de sal. O sal marinho, além de ter a espessura adequada, é o único cuja composição química vai fazer com que esse tratamento atinja bons resultados.

Passo a passo para o tratamento com sal grosso

  1. Coloque 1 xícara de chá de sal grosso marinho dentro de uma meia. Se preferir, de modo a evitar sujeira na cozinha, use um funil.
  2. Feche bem a meia. Dê um nó duplo, para certificar de que fica bem fechadinha.
  3. A meia com o sal deverá ser do tamanho da sua mão.
  4. Leve a meia em uma frigideira ao fogo médio, durante 4 a 6 minutos, aproximadamente. Vá alternando os lados. Em alternativa, pode aquecer a meia no micro-ondas, embora assim seja mais complicado que o sal esquente de maneira uniforme. Além disso, o micro-ondas pode deixar a meia danificada.
  5. Para evitar queimaduras, é importante que sinta a meia com a mão, antes de aplicar sobre o ouvido. Principalmente se estiver tratando de uma criança, cuja sensibilidade é maior. Se estiver muito quente, deixe esfriar. Quando estiver a uma temperatura aceitável, coloque a meia sobre o ouvido. O calor vai fazer com que a dor diminua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *