Como tratar o terçol em casa

Quem já não teve ou não conhece alguém que teve o famoso Terçol no olho. Aquele “inchadinho” vermelho que mais parece uma espinha nos olhos.

Como tratar o terçol em casa

A maioria das pessoas já tem consciência de que as pálpebras são estruturas extremamente importantes, pois possuem a função de proteger os olhos, ajudando a distribuir a umidade (através das lágrimas) e também desempenhando uma barreira física contra lesões.

Dessa forma, é fato que qualquer tipo de patologia que ocorra nessa área merece atenção, pois, se não tratada corretamente, pode prejudicar as estruturas oculares.

Entre os problemas que podem acometer a região palpebral, um é bastante conhecido: o terçol.

Pomadas mais utilizadas

As pomadas para terçol, como Prednisona ou Terramicina, assim como os colírios, só devem ser utilizadas quando o terçol dura mais de 8 dias para desaparecer e sob orientação do oftalmologista. Nestes casos, a pomada ou o colírio devem ser aplicados 4 a 6 vezes por dia após lavagem do olho com água morna.

Nos casos mais graves, como terçol interno ou calázio, em que o problema não desaparece com o uso de pomadas, o oftalmologista pode utilizar cirurgia para fazer um pequeno corte e drenar o terçol. Esta cirurgia, normalmente, é feita com anestesia local e, por isso, o paciente pode regressar a casa no mesmo dia.

Opção de tratamento caseiro

Um bom tratamento caseiro para terçol pode ser feito nos primeiros 8 dias com a aplicação de compressas mornas de camomila sobre o olho para aliviar a inflamação, a dor e ajudar a drenar o pus.

O uso de água boricada no tratamento para terçol, embora seja muito utilizado, deve ser evitado, pois é uma substância não esterilizada que pode facilitar a infecção.

Ingredientes

1 sachê de camomila

200 ml de água fervente

1 compressa limpa

Modo de preparo

Colocar o sachê de camomila na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, molhar uma compressa limpa no chá e aplicar sobre o terçol durante cerca de 5 minutos, repetindo o processo até 3 vezes por dia.

Veja outras formas naturais de tratar o terçol em casa.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora do terçol incluem a redução do inchaço e da vermelhidão, assim como da dor e da dificuldade em abrir o olho.

Sinais de piora

Já os sinais de piora estão relacionados com a infecção do terçol e incluem o aumento da dor e do inchaço, assim como da dificuldade em abrir o olho. Além disso, o aparecimento de pus, o fato do terçol não passar em 8 dias e da infecção se espalhar para outras regiões do olho também fazem parte deste tipo de sinais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*