Dicas de como limpar a cozinha de forma eficiente sem produtos que danificam suas unhas e ressecam suas mãos.

Dicas de como limpar a cozinha de forma eficiente sem produtos que danificam suas unhas e ressecam suas mãos.

Geralmente, as tarefas de limpeza da cozinha são as que menos gostamos de fazer, pois levam muito tempo e requerem um maior esforço quando comparadas com as tarefas do resto da casa.

Os restos de alimentos, a concentração de gordura e bactérias e as substâncias que vão se agarrando nas superfícies dos utensílios, nos obrigam a recorrer a uma grande quantidade de produtos que costumam ser muito caros e carregados de substâncias químicas agressivas.

No entanto, para não ter que passar horas e horas deixando tudo impecável, vale a pena considerar uma série de dicas de limpeza natural com as quais podemos poupar muito tempo e dinheiro.

O vinagre branco é muito mais útil do que parecer ser. Comumente usado em saladas, o alimento também pode ser usado em vários outros locais da casa na hora da limpeza.

Mais barato do que muitos produtos de limpeza, ele substitui facilmente os multiusos. Outro produto que ajuda bastante o dia a dia das pessoas é o bicarbonato de sódio. Muito usado como fermento na cozinha, o bicarbonato também é capaz de remover manchas e eliminar mofo e bactérias.

Vinagre com bicarbonato na limpeza

Por serem muito bons quando usados separados, muitas pessoas passaram a misturá-los e a testar a combinação em diversas situações. Em algumas vezes, o efeito é melhor e, em outras, um acaba diminuindo a eficácia do outro.

Limpeza de vidros com vinagre

A especialista em organização doméstica Ingrid Lisboa, por exemplo, mistura o vinagre só com água para limpar vidros. De acordo com ela, que é personal organizer, o efeito obtido é o mesmo de quando usamos detergente e água: desengordura e dá brilho. Portanto, chega de gastar dinheiro comprando produtos específicos para vidros.

Limpar a geladeira com bicarbonato e vinagre

A mesma mistura também pode ser usada para limpar o interior da geladeira. Como o bicarbonato é bom para eliminar bactérias, a misturinha é capaz de deixar a sua geladeira higienizada. Além disso, tanto o vinagre quanto o bicarbonato são eficientes para tirar mau cheiro.

Cozinha engordurada

“Na gordura da parede da cozinha, atrás da coifa, eu passei água quente e detergente e deu o mesmo efeito do vinagre com bicarbonato”, comenta Ingrid sobre outro teste que deu certo.

Como tirar manchas com bicarbonato

Se sua roupa tiver alguma mancha, dispense o vinagre e use apenas o bicarbonato. “Faço uma pastinha de bicarbonato com água fervendo, aplico sobre a mancha e deixou uma meia hora”, comenta Ingrid ao explicar que a mistura é ótima para ser aplicada sobre tecidos delicados, como a seda. Em seguida, lave a peça como de costume.

Vinagre nas roupas

Caso o seu problema seja o odor (por exemplo, a roupa está com cheiro de guardada ou de comida e você quer usá-la antes de lavar), a solução é borrifar água com vinagre sobre o tecido. A roupa não vai ficar com cheiro de vinagre porque ele evapora facilmente quando em contato com o ar.

E durante a lavagem, o vinagre pode ser usado para dar maciez às toalhas de banho e deixá-las mais absorventes, substituindo o amaciante.

 Fonte aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *