Os chás que relaxam, que emagrecem ou curam doenças. Saiba quem são:

Os chás que relaxam, que emagrecem ou curam doenças. Saiba quem são

As plantas podem atuar de diversas formas e gerar efeitos distintos no nosso corpo. Conheça algumas ervas e suas influências

Chás quentinhos são muito bem-vindos quando o termômetros despencam. Para aproveitar as vantagens terapêuticas que eles fornecem, no entanto, é preciso saber a forma correta de preparo. “Desligue o fogo assim que a água começar a ferver e acrescente duas colheres de sopa para um litro ou duas colheres de chá para cada 250 ml. Abafe por três a cinco minutos e coe”, explica a nutricionista Flávia Cyfer, do Rio de Janeiro. Ela ainda aconselha a armazenar sempre na geladeira ou na garrafa térmica e jamais reaquecer a bebida, porque parte de suas propriedades serão perdidas. Confira abaixo os benefícios de 14 chás diferentes e escolha o seu preferido!

Na hora de recorrer aos benefícios de alguns chás para solucionar problemas de saúde, nem sempre as pessoas têm o conhecimento necessário para julgar qual deles atendem a determinada necessidade. Essas bebidas atuam em várias partes do nosso corpo e possibilitam diversos efeitos, tanto que existem chás para emagrecer, para relaxar, para o bom funcionamento do intestino e para curar dores ou enfermidades, entre tantos outros. Mas para isso é importante conhecer e saber como usar.

O indicado é que, antes de fazer uso de qualquer substância, o médico deva ser consultado. Só ele tem o conhecimento suficiente para certificar que aquela erva não trará qualquer outro efeito indesejado, mesmo se tratando de ingredientes naturais. Isso porque, cada organismo pode reagir de forma diferente às substâncias.

É importante que as pessoas saibam que os chás não são milagrosos, apenas auxiliam no tratamento. Dessa forma, as pessoas devem prestar atenção na alimentação e bem-estar, sobretudo no que diz respeito a realização de atividades físicas. Tudo acaba auxiliando na obtenção de resultados positivos.

As ervas e suas utilizações

Para alcançar determinados resultados, muitos chás podem ser usados. Para emagrecer as pessoas apostam no chá branco, verde, preto, carqueja e hibisco; já para combater o envelhecimento precoce, uma boa pedida é investir nas propriedades do chá branco, verde, preto e mate. Para a promoção do relaxamento, nada melhor que a camomila e o hortelã, enquanto o chá branco, verde, preto, erva-doce, carqueja e hibisco podem ser usados com foco na eliminação de líquidos do corpo.

Chá branco, verde e preto

Esses três tipos de chás estão presentes no mesmo tópico porque a erva que dá origem a eles é a mesma, a Camellia sinensis. O que vai diferenciar cada tipo é a forma com que a erva é cultivada, coletada, preparada e acondicionada. O chá branco é feito a partir das folhas jovens que ainda não sofreram oxidação; já o verde sofre pouca oxidação; enquanto o preto é bastante fermentado, sendo submetido ao processo de oxidação por longos períodos.

Entre as propriedades medicinais está a presença da cafeína, vitaminas e sais minerais. Além do mais também são identificadas substâncias antioxidantes. Dessa forma a planta pode ser usada no processo de tratamento e prevenção de muitas doenças. Entre as principais, destaque para o controle da diabetes, queima de gordura corporal, antienvelhecimento e como agente de prevenção de alguns tipos de câncer.

Carqueja

A carqueja é rica em cafeína. Na saúde humana, ela pode ser usada no combate a problemas digestivos e hepáticos, possui efeito diurético, laxante e auxilia no emagrecimento e no controle da diabetes.

Hibisco

O hibisco pode ser usado para acelerar o metabolismo. Isso faz com que seja estimulado a queima de gordura corporal, além de evitar o aparecimento do diabetes de tipo 2 e diminuir os níveis de colesterol, triglicérides e a glicose na circulação sanguínea. Essa erva possui baixo teor de cafeína, podendo ser usado como calmante, diurético e laxante.

Mate

A erva possui grande quantidade de vitaminas e sais minerais, dessa forma, ela pode ser usada para reduzir os níveis de colesterol. Somado a isso, ela evita o envelhecimento precoce das células e auxilia no controle da diabetes.

Camomila

Essa erva é conhecida por possuir efeito relaxante. Somado a isso, ela também é rica em flavonoides e cumarina, tem ação estimulante da cicatrização e antiespasmódica. Dessa forma ela combate as irritações de pele, resfriados, inflamações nasais, sinusites e cólicas menstruais.

Hortelã

As propriedades vinculadas ao uso da hortelã não possuem comprovação científica, mas, baseado na sabedoria popular, essa erva pode ser usada no tratamento da síndrome do intestino irritado, náuseas e vômitos, diarreia, dor de cabeça, indigestão, mal hálito, controle de asma leve e contra o estresse.

Erva-doce

Essa erva possui propriedades digestivas, além de promover o alivio de gases e possuir efeito diurético. Ela também auxiliar na normalização da circulação sanguínea e estimula o bom funcionamento do sistema respiratória.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*