Farinha de berinjela: reduz o colesterol e traz saciedade, ajuda no emagrecimento e traz benefícios para a saúde.

Farinha de berinjela: reduz o colesterol e traz saciedade, ajuda no emagrecimento e traz benefícios para a saúde.

O alimento conserva as propriedades do vegetal e tem como bônus uma alta quantidade de fibras.

A farinha que pode ajudar a emagrecer até cinco quilos ao mês, além de beneficiar a saúde!

A berinjela é um legume que contém vitaminas, como a vitamina A, C e também do complexo B, que melhoram a visão e o sistema imunológico, não contém gordura, é rico em água e tem substâncias anticancerígenas na casca.

A farinha produzida com a berinjela é um suplemento alimentar bastante rico, já que, segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além das propriedades que melhoram o funcionamento do organismo, a farinha ainda promove o emagrecimento, já que contém muitas fibras, o que aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma menos.

A pesquisa foi realizada em dois meses, com um grupo de 14 mulheres com sobrepeso, em idades entre 30 e 45 anos. Elas foram divididas em dois grupos e cada um deles recebeu uma dieta balanceada, mas, no cardápio do primeiro grupo, foram acrescidas 4 colheres diárias da farinha de berinjela. O resultado, ao final da pesquisa foi que este grupo, que recebeu a farinha, perdeu uma média de seis quilos e 12cm da circunferência abdominal e o outro, perdeu 3 quilos e aproximadamente 3cm da circunferência.

Possui

27% de fibras

2,4% de proteínas

1,2% de carboidratos

0,5% de gorduras.

* Valores Diários de referência para adultos com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8.400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.

  1. REDUZ FATORES DE RISCO DOS PROBLEMAS CARDIOVASCULARES – diminui a concentração de LDL e triglicerídeos, que são alterações metabólicas entre os obesos.
  2. REGULARIZA O FUNCIONAMENTO INTESTINAL;
  3. FAVORECE O FUNCIONAMENTO DOS RINS;
  4. DIMINUI RISCO DE DOENÇAS METABÓLICAS como: diabetes tipo 2 e excesso de ácido úrico.
  5. Aumenta a saciedade: As fibras são velhas conhecidas de quem se interessa pela perda de peso, e estão em alta concentração na farinha de berinjela.
  6. Reduz a gordura corporal: Esse gel formado no bolo alimentar faz com que a glicose dos alimentos ingerido junto com a farinha seja liberada lentamente na corrente sanguínea.
  7. Controla a compulsão por doces: Ao evitar o pico glicêmico, previne-se também a queda brusca de glicose no nosso sangue.

Como fazer a farinha de berinjela

Em uma forma, coloque 1 quilo de berinjela com casca cortada em fatias. Leve ao forno a uma temperatura de 200 ºC por cerca de 2 horas, ou até ficar crocante. Em seguida, triture essa berinjela desidratada no processador ou no liquidificador, até obter um pó. Ele deve ficar com aparência parecida com a da farinha de mandioca e rende 100 gramas. Depois é preciso guarda-la em um pote bem vendado e em local arejado e fora da luz, como a geladeira.

Você pode incluir essa farinha em sucos, principais  refeições, bolos e muitas outras coisas mais, use sua criatividade!

 

Fonte aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *