O leite de arroz é muito simples de fazer em casa

O leite de arroz é muito simples de fazer em casa e pode ser preparado em qualquer hora.

Sem lactose:  Aprenda a fazer o leite de arroz, bebida derivada do cereal, que é muito nutritiva e saborosa

Arroz integral Tipo 1 pacote 1 Kg

Muito utilizado por vegetarianos e vegans, o leite de arroz é uma ótima opção para a nossa alimentação saudável. Muito usado em pratos livres de lactose, a iguaria é indicada para pessoas intolerantes à substância e que, por sua vez, não querem perder os diversos benefícios nutricionais que o produto oferece ao organismo. E, além de tudo, o alimento ainda pode ser feito em sua própria casa. Descubra todas as vantagens do leite de arroz e saiba como preparar essa delícia para sua dieta.

Além da lactose, o leite de arroz também não contém colesterol, o que o torna mais saudável para a saúde do coração. Ele é feito de arroz cozido, xarope de arroz e amido de arroz integral. Em sua composição, ele é frequentemente adoçado com açúcar e até mesmo baunilha para ter sabor mais parecido com o leite de vaca, sendo, geralmente, até é mais doce que o alimento animal.

Dentre seus inúmeros benefícios à saúde, o leite de arroz contém mais carboidratos do que o leite de vaca. Contudo, com menos quantidade de proteína, aqueles que usam leite de arroz como um substituto do leite deve planejar incluir mais proteína em sua dieta por outros meios. Muitas vezes eles são enriquecidos com cálcio, niacina, vitamina B12, vitamina A, vitamina D e ferro.

Uma xícara de leite de arroz contém aproximadamente 140 calorias, em comparação a 185 calorias em uma xícara de leite integral de vaca, e 97 calorias em uma xícara de leite de vaca desnatado. O Leite de arroz contém cerca de três gramas de gordura por copo, enquanto o leite de vaca integral contém cerca de 11 gramas por xícara. No entanto, leite de arroz ainda contém mais gordura do que o leite de vaca desnatado, que contém menos de meio grama de gordura por uma porção.

A importância nutricional do leite de arroz para as nossas dietas. “Há uma tendência mundial em trocar o leite de vaca por opções de fonte vegetal. Além de ser muito nutritivo, ele possui baixo teor calórico, ideal para quem quer perder peso”, destacou o profissional, orientando o preparo do leite de arroz caseiro:

Aprenda a fazer leite de arroz caseiro

Receita do leite de arroz

O leite de arroz é muito simples de fazer em casa e pode ser preparado em qualquer hora, especialmente porque utiliza ingredientes fáceis de achar em qualquer cozinha.

Ingredientes

1 xícara de arroz branco ou integral;

8 copos de água.

Modo de preparo

Colocar a água em uma panela no fogo, deixar até ferver e colocar o arroz lavado. Deixar em fogo baixo por 1 hora com a panela fechada. Deixar esfriar e colocar no liquidificador até ficar líquido. Coar muito bem e adicionar água se necessário.

Para dar mais sabor ao leite de arroz, antes de bater no liquidificador, pode-se adicionar 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de óleo de girassol, 1 colher de chá de extrato de baunilha e 2 colheres de sopa de mel, por exemplo.

Benefícios do leite de arroz

O leite de arroz, como tem poucas calorias e não possui gordura é um excelente aliado para emagrecer, reduzir o colesterol e facilitar a digestão.

Além disso, esta bebida é ideal para quem é alérgico à proteína do leite ou mesmo intolerante à lactose. Ele tem um sabor neutro e agradável que combina com café ou chocolate em pó, podendo ser tomado no lanche ou no café da manhã em substituição ao leite de vaca ou de soja, por exemplo.

O leite de arroz pode ser comprado em supermercados ou lojas de produtos naturais e o preço de uma embalagem de 1 litro.

Observação:

Fazer leite de arroz caseiro é muito simples, sendo uma boa opção para substituir o leite de vaca, sendo ótimo para quem deseja emagrecer porque tem menos calorias e gorduras.

Além disso, o leite de arroz é uma excelente alternativa para quem é alérgico ou intolerante ao leite de vaca ou de soja. É mais comum dizer-se leite de arroz porque é uma bebida que pode substituir o leite de vaca mas na verdade é mais correto chamar de bebida de arroz, porque é uma bebida vegetal.

Lembre-se:

Todo tratamento, mesmo que natural, deve ser acompanhado por um médico ou até mesmo ditado por este profissional.

 

Fonte aqui:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *