Chá de jiló com abacaxi para emagrecer .

JILÓ: o amargo que faz bem! Veja Benefícios, Contraindicações e a Receita do Chá

O jiló muito confundido como legume, na realidade, é um fruto, parente da berinjela, do pimentão e do tomate, pois são pertencentes à mesma família vegetal denominada Solanáceas.

Esse fruto tem muitas propriedades nutricionais e terapêuticas.

Nessa matéria vamos saber mais sobre:

8 Benefícios do Jiló – Para Que Serve e Propriedades

O jiló é um fruto tropical, classificado como uma planta herbácea, cujo cultivo é comum em nosso país, especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A gente sabe que não é todo mundo que é fã do sabor do jiló, mas para mostrar que vale a pena consumir o fruto na alimentação, no artigo que hoje a gente traz informações sobre as propriedades, os benefícios do jiló e para que serve esse alimento.

Propriedades Nutricionais do Jiló

Estas são as informações nutricionais do jiló por 100g

Energia: 38 calorias,

Carboidratos: 7 g

Gorduras: 1 g

Fibras: 2,8 g

Proteínas: 1,37 g

Composto em grande parte por água, o alimento também é fonte de vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, fósforo, cálcio, ferro, fibras e potássio.

8 Benefícios do Jiló – Para Que Serve e Propriedades

Veremos agora como o Jiló pode ajudar a saúde e boa forma

1 – Perda de peso

Se comidas de baixas calorias devem fazer parte da alimentação de quem deseja emagrecer, então o jiló é algo que não pode ficar de fora das refeições. É que o seu teor calórico é bastante baixo: uma unidade traz somente oito calorias.

Mas não é só isso, por possuir um alto teor de água – o líquido representa 90% de sua composição – e uma boa quantidade de fibras o alimento promove a sensação de saciedade ao organismo.

Isso significa que ao incluir o jiló nas refeições, fica mais fácil controlar o apetite, o que é um passo importante para o emagrecimento. No entanto, comer o fruto uma vez ou outra não é suficiente para obter essas vantagens. Para isso, é necessário consumir o alimento com frequência de uma a duas vezes por semana.

Obviamente, não é a simples adição do jiló à dieta que trará a perda de peso, além de ingeri-lo, é fundamental seguir uma alimentação saudável e equilibrada e praticar exercícios físicos com frequência.

2 – Visão

Uma pesquisa que buscava determinar os malefícios trazidos pelo consumo excessivo do alimento poderia causar à visão, acabou provando que um dos benefícios do jiló é justamente em relação aos olhos.

O experimento analisou homens do sexo masculino com glaucoma e descobriu que a ingestão do fruto não causa desconforto para a visão e que ele pode ajudar a diminuir a pressão ocular em pacientes que sofrem com a doença.

3 – Saúde bucal

Comer jiló estimula a salivação e promove uma ação bactericida, o que traz uma limpeza à boca e auxilia a melhorar o hálito.

4 – Saúde do coração

O jiló também auxilia a saúde do coração por ser fonte de vitamina B1 – ou tiamina – um nutriente que é necessário para o funcionamento apropriado do coração. Além disso, o fruto traz o potássio em sua composição, que atua na regulação da pressão sanguínea a também ajuda em relação à função cardíaca.

5 – Proteção às artérias

Outro dos benefícios do jiló é o de oferecer proteção às artérias. Isso acontece porque ele é fonte de flavonoides, compostos com propriedades antioxidantes que trazem essa proteção a esses vasos sanguíneos, impedindo que haja o acúmulo de colesterol.

Depósitos de colesterol nas artérias podem criar placas de gordura, o que as torna mais estreitas e prejudica a circulação do sangue. Quando a substância se acumula na região, pode haver um entupimento, o que é fator de risco para um ataque do coração.

Esse acúmulo também pode resultar no desenvolvimento da aterosclerose, uma doença que tem como sintomas a dor no peito ou nas pernas, falta de ar, fadiga e sensação de fraqueza e que pode necessitar de um procedimento cirúrgico para ser tratada.

6 – Ajuda no combate à anemia

Para quem sofre com a anemia ferropriva, ou seja, a anemia decorrente da deficiência de ferro no organismo pode se beneficiar com o jiló. É que o alimento é fonte do mineral e segundo um estudo divulgado na publicação International Journal of Science and Research (Jornal Internacional de Ciência e Pesquisa, tradução livre, IJSR), a ingestão do fruto, acompanhado de alho e amendoim, é capaz de proteger o baço – órgão responsável por produzir, controlar e armazenar células sanguíneas -, de animais com anemia.

Vale ressaltar que a anemia ferropriva traz consigo uma diminuição na produção de glóbulos vermelhos, que atuam no transporte de oxigênio no organismo.

Outro ponto importante é que enquanto quem tem ausência de ferro se beneficia com o alimento, pessoas que já possuem altas doses do nutriente em seu corpo e não o eliminam com facilidade podem sofrer com o excesso do mineral.

A condição é chamada de hemocromatose, causa vômitos, diarreia, lesões intestinais, fadiga, sores nas articulações, mudança na libido, alterações na cor da pele e doenças no fígado. Em casos mais graves a doença causa cirrose, insuficiência cardíaca, diabetes e problemas endocrinológicos.

7 – Prevenção de doenças

Suas propriedades anticancerígenas e seu alto teor de fibras combinados com a sua baixa quantidade de gorduras auxiliam na prevenção de problemas de saúde como o câncer colorretal e a prisão de ventre.

8 – Controle da taxa de açúcar no sangue

O jiló contribui com o controle da absorção de glicose devido às suas fibras e ao seu baixo número de carboidratos. Isso evita picos e quedas bruscas na taxa de açúcar do sangue, o que é especialmente perigoso para as pessoas que possuem diabetes.

COMO TIRAR O AMARGO DO JILÓ

Se, ainda assim o gosto do jiló não for muito atrativo para consumi-lo pode-se diminuir o seu sabor amargo utilizando o seguinte procedimento;

Corte o jiló em fatias ou ao meio, as envolva em sal, deixe-as escorrendo em uma peneira ou escorredor de macarrão, por cerca de meia hora.

Após isso lave bem, seque com papel toalha e, depois disso pode usá-lo para consumo. O sal diminui o gosto o amargo do jiló.

 

JILÓ PARA EMAGRECER

E para quem precisa emagrecer, de um jeito saudável e diminuir o excesso de apetite, temos uma receita de chá de jiló com água da casca do abacaxi que, dizem, funciona! Quer experimentar? Veja a receita abaixo:

CHÁ DE JILÓ COM ABACAXI

Ingredientes:

Casca de 1 abacaxi

9 jilós

1 litro de água

Como fazer:

Lave bem as cascas de abacaxi e o jiló e coloque em 1 litro de água para ferver por 15 minutos.

Coe e, coloque em uma jarra de vidro, para melhor manter os princípios ativos.

Guarde e conserve em geladeira, até consumir todo o chá.

Sugestão de consumo:

Beba o chá, ao longo do dia.

Melhor consumir no mesmo dia, pois com o passar do tempo os princípios ativos e nutrientes contidos no chá vão ficando alterados.

Finalidade:

Função antioxidante, emagrecedora, digestiva, restauradora e fortalecedora.

 

Fonte aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *