Furúnculos: entenda o que são e saiba como é o tratamento

Furúnculos: entenda o que são e saiba como é o tratamento

Um furúnculo é uma infecção cutânea causada por bactéria que envolve um folículo piloso, a glândula sebácea e o tecido subcutâneo próximo a ele. Sua principal característica é a formação de um nódulo avermelhado, doloroso, endurecido e quente, com uma área amarelada na parte central indicativa da presença de pus. O tamanho do furúnculo pode variar de acordo com a profundidade dos tecidos infectados.

O furúnculo é uma infecção causada por uma bactéria. Esta infecção surge em um folículo piloso, e envolve parte da glândula sebácea e da pele próxima a ele.

Costumamos ver furúnculos com um nódulo avermelhado, e são em geral bem doloridos, e quentes, por causa do processo inflamatório que ocorre dentro deles. É comum que haja pus, deixando o centro do furúnculo mais amarelado, e seu tamanho muda de acordo com a gravidade da infecção.

O QUE CAUSA UM FURÚNCULO?

Uma das bactérias principais na causa deste problema é a Staphylococcus aureus, que ao contrário do que se pensa, é bastante comum, sendo encontrada inclusive, nas fossas nasais.

Esta não é, infelizmente, a única bactéria que pode causar este desconforto, outros tipos, presente na pele podem também gerar infecções. Um ferimento resultante em picada de inseto, ou mesmo uma acne ‘espremida’ podem evoluir para um furúnculo, caso haja bactérias que contaminem o local.

ONDE OS FURÚNCULOS COSTUMAM APARECER?

Em regiões com pelos, que possuem mais umidade e gordura. É comum encontrar furúnculos nas pernas, axilas, rosto, nas coxas e sob os glúteos. Mas também é possível que surja em qualquer outra parte do corpo, inclusive próximo a região genital.

Qualquer lugar onde haja uma obstrução dos folículos pilosos há uma chance para o surgimento de um furúnculo.

QUEM TEM MAIS CHANCES DE DESENVOLVER FURÚNCULOS?

Este problema atinge qualquer pessoa, o que existe são fatores que podem aumentar as chances, tais como:

Falta de higiene, como não lavar as mãos e passar com frequência a mão no rosto;

Excesso de oleosidade na pele;

Acnes;

Pessoas que tem o hábito de ‘espremer’ espinhas e cravos;

Obesidade, pois aumenta a gordura e os espaços propícios ao desenvolvimento;

Diabetes, pois reduz a imunidade a bactéria que causa furúnculos.

QUAIS OS SINTOMAS DE FURÚNCULO?

Nódulos com temperatura elevada, rosados e com o centro mais esbranquiçado. São em geral bem dolorosos, e se agravam em dois ou três dias.

Conforme a gravidade do furúnculo, pode causar febre e mal-estar generalizado.

DEVO PROCURAR UM MÉDICO PARA TRATAR O FURÚNCULO?

Nos postos de atendimento é possível fazer a drenagem do nódulo, diminuindo o inchaço e a dor. Um médico pode ainda receitar medicamentos para aliviar os sintomas e combater a infecção.

Quando um furúnculo é recorrente, é necessário ir ao médico para fazer exames adicionais.

Também é recomendado procurar um especialista quando ele persiste por mais que duas semanas.

Normalmente, um furúnculo ‘vaza’ sozinho, e não deve ser pressionado para estourar, além da dor extrema que isto resultaria, ainda há chances de contaminar outras áreas com a bactéria que infeccionou o furúnculo.

COMO TRATAR UM FURÚNCULO?

Se você quiser tratar em casa, o mais indicado é fazer compressas quentes. Elas aliviam a dor, e ainda ajudam a estimular a drenagem natural.

Manter o local limpo é essencial, lave continuamente, evite tocar com as mãos sujas e não toque no pus e em outra parte da pele em seguida para evitar contaminações.

Quando o furúnculo é maior, ou mais grave, pode ser feito a incisão – um corte – seguido da drenagem. O procedimento costuma ser rápido, e na maioria dos casos não requer pontos.

Um médico pode indicar tanto um antibiótico em comprimido, quando um tópico, como um creme ou pomada, para que a infecção seja controlada, caso haja a necessidade.

TEM REMÉDIO CASEIRO PARA FURÚNCULO?

Um dos métodos caseiros que se conhece para o tratamento de abscessos cutâneos, está o creme de alho-poró.

Você precisa pegar um bulbo de alho poró, fatiar e cozinhar com pouca água.

Amasse até que vire uma pasta.

Esta pasta deve ser aplicada sobre o furúnculo, sempre com uma gaze limpa.

Coloque a pasta ainda morna, três vezes ao dia deixando 20 minutos a cada vez., tomando o cuidado de jogar fora a anterior.

Isto deverá fazer o furúnculo vazar, você deve continuar o processo até que não haja mais pus no local.

 

Fonte aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *