Alho e cebola, a dupla perfeita para sua saúde!

Alho e cebola, a dupla perfeita para sua saúde!

Porque deveríamos comer alho, cebola e limão diariamente?

Além de nos ajudar a depurar o organismo e combater a retenção de líquidos, se combinarmos a cebola, o alho e o limão eles também podem nos ajudar a eliminar os metais pesados.

A riqueza nutricional do alho e da cebola permitiu incluí-los em um amplo catálogo de remédios naturais para prevenir e tratar centenas de doenças.

Pesquisas comprovam que o alho e a cebola trazem inúmeros benefícios à saúde.  Dentre suas principais vantagens, a dupla é capaz de reduzir a formação de cálculo biliar. Um estudo realizado com roedores confirma que a combinação alho-cebola aumenta a produção de duas enzimas responsáveis por derrubar os níveis de colesterol — e quase 80% das pedras na vesícula são formadas por esse tipo de gordura. Para chegar à essa conclusão, os cientistas compararam dois grupos de cobaias. Entre os animais alimentados com uma maior quantidade de alho e cebola, houve uma redução de até 30% na incidência dos cálculos.

E os benefícios não param por aí. Uma dieta rica em alho e cebola é também arma indispensável no combate ao câncer de próstata.

O alho e a Cebola contêm muitos Nutrientes

Entre os carros chefe nutricionais da cebola e do alho está o selênio, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de tumores. Os dois também são ricos em vitamina C, outro agente antioxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo. Além disso, o alho e a cebola possuem boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para combater o estresse e o desânimo.

Ajuda a Evitar o Câncer

O benefício se dá graças a uma substância chamada alicina, um composto sulforoso presente nesses alimentos, mas que só se forma quando eles são triturados. Esta substância previne a ativação das nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos encontrados principalmente em embutidos da carne, como a linguiça.

Combate Gripes e Resfriados

Com eles, as vias respiratórias se mantêm abertas e descongestionadas. O alho e a cebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a própria alicina. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral. O alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz

contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos. Além disso, a dupla contém vitaminas A, C e E, nutrientes que reforçam o sistema imunológico.

Controle da Diabetes

Quem sofre com o diabetes e com as altas taxas de açúcar no sangue pode se valer desta dupla para controlar as taxas. A cebola carrega uma substância chamada glucoquinina (espécie de insulina vegetal) que, se consumida, ajuda no controle da diabetes. Para melhor absorção da glucoquinina, o indivíduo pode consumir a cebola batida em sucos naturais, já que ela libera essa substância quando é triturada. A cebola pode ser acrescentada a outras receitas de sucos com vegetais, inclusive, como laranja com rúcula ou cenoura, misturas ricas em vitaminas e nutrientes.

Poder Antioxidante

Não é à toa que a cebola protege o organismo de doenças e do envelhecimento precoce. Ela é bastante rica em bioflavonoides, a quercetina, que são substâncias antioxidantes capazes de varrer os radicais livres das células. Este mesmo componente é encontrado na maçã. Porém, o poder de absorção da quercetina pelo nosso corpo é 30% maior com a ingestão da cebola.

Resumo dos Benefícios do Alho e Cebola

Ajuda a combater infecções bacterianas, viróticas e fúngicas

Aumenta a longevidade

Reduz os riscos de infarto

Favorece o bom funcionamento do sistema imunológico

Reduz a glicose sanguínea

Reduz o colesterol LDL (ruim)

Aumenta o colesterol HDL (bom)

Combate bactérias e vírus

Previne a aterosclerose

Ajuda na prevenção do câncer

Melhora a qualidade de vida

Para que os benefícios sejam visíveis, o consumo de alho e cebola deve ser diário.

Alho

O uso contínuo previne o câncer no trato gastrintestinal e doenças cardíacas. Para as pessoas soropositivas, que com frequência possuem alterações no colesterol e triglicerídeos, esse alimento tem um papel fundamental na dieta diária.

O alho é antiviral, antioxidante (evita o envelhecimento por exposição ao sol, combatendo radicais livres) e tem ação antibiótica, principalmente contra a bactéria Hlicobacter pylori, que pode causar gastrite e úlceras. Além disso, possui Argina, um aminoácido cuja principal função é estimular o sistema imunológico.

Como Consumir o Alho

Um dente de alho por dia triturado ou esmagado. O alho pode ser usado para refogar alimentos. Mas não o deixe queimar, porque assim ele perde as suas propriedades. Colocar um dente de alho na panela de arroz segundos antes do arroz ficar pronto dá um gosto especial ao alimento.

Outra dica é colocar um dente de alho dentro do pote de azeite que você utiliza diariamente nas saladas. Ou então, vc pode esmagar um dente de alho em um copo de 200 ml de água, deixar agir por umas horas e depois tomar a água. Um santo remédio!

Cebola

A cebola é antioxidante, antiinflamatória, evita o aumento do colesterol, reduz os níveis de triglicerídeos e estimula o sistema imunológico. Repleta de diversos agentes anticancerígenos, está especificamente associada à inibição do câncer de estômago. “Afina” o sangue, diminui o colesterol ruim, aumenta o colesterol bom, além de combater a asma e a bronquite crônica.

Como Consumir a Cebola

Quando aquecida, a cebola não perde as suas propriedades — apenas deve-se tomar cuidado para não queimar, ou refogar demais.

Então, inclua-a como tempero obrigatório em suas refeições. Assada no forno ou na churrasqueira, fica uma delícia. Como a cebola é rica em  enxofre, pessoas com tendência a ter gases devem consumi-las com moderação.

 

Fonte aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *