Mancha vermelha no olho: Derrame ocular, veja causas e tratamento.

Mancha vermelha no olho: Derrame ocular, veja causas e tratamento.

Ah! É bom que a automedicação seja evitada, já que, por não saber ao certo a origem do problema, o uso de medicamentos não controlados pelo médico pode fazer com que o estado piore ou outro tipo de problema apareça.

De acordo com o Instituto de Saúde Ocular, ISO Olhos, pequenos vasos sanguíneos percorrem a porção branca do olho, chamada de esclera. Por isso, “quando estes vasos sanguíneos incharem ou vazarem, o branco torna-se rosa ou vermelho”.

Você já ouviu falar em derrame ocular? Então veja a seguir:

O derrame ocular, ou hiposfagma, é caracterizado pelo rompimento de minúsculos vasos sanguíneos localizados na conjuntiva, causando uma mancha vermelha de sangue no olho. A conjuntiva é uma fina película transparente que recobre a parte branca dos olhos chamada de esclera.

O derrame ocular é uma situação bastante comum e que não atinge o interior do olho, não afetando a visão do indivíduo. Ele geralmente cura-se sozinho, desaparecendo em cerca de 10 a 14 dias, não sendo muitas vezes necessário nenhum tratamento.

Causas do derrame ocular

As causas do derrame ocular podem ter origem em processos irritativos, alérgicos, traumáticos ou infecciosos, sendo assim o sangue no olho pode ser causado por:

Traumas como coçar ou esfregar o olhos;

Esforços físicos como erguer pesos ou atividades físicas intensas;

Tosse prolongada;

Espirros repetidos;

Forçar muito para evacuar;

Episódios de vômitos;

Infecções oculares graves;

Cirurgia no olho ou pálpebra.

Picos de pressão arterial e alterações da coagulação sanguínea são causas menos comuns que podem levar ao aparecimento de sangue na vista.

Tratamento do derrame ocular

O tratamento para o derrame ocular nem sempre é necessário, pois geralmente ele desaparece sozinho ao fim de alguns dias. Entretanto, o que se pode fazer para acelerar a cura é colocar compressas de água fria no olho, 2 vezes ao dia.

Por vezes são utilizadas lágrimas artificiais para diminuir o desconforto e diminuir o risco de um novo sangramento. Deve-se evitar o uso de aspirinas e anti-inflamatórios.

Sintomas do derrame ocular

Os sintomas do derrame ocular podem ser:

o aparecimento da mancha de sangue vermelho vivo na parte branca do olho, alguma irritação e sensação áspera à superfície do olho.

O derrame ocular não provoca dor nem alterações na visão, mas caso isto aconteça, é indicada uma consulta com o médico oftalmologista.

Derrame ocular no bebê

O derrame ocular no bebê é uma situação comum e sem complicações, causado muitas vezes pelo próprio bebê ao coçar o olho ou ao fazer certos esforços como espirrar ou tossir. Normalmente, o sangue no olho acaba por desaparecer em 2 ou 3 semanas.

Nos casos em que a mancha de sangue no olho persista e o bebê tenha febre, deve ser consultado o médico pediatra, pois pode ser sinal de alguma infecção no olho como a conjuntivite, por exemplo.

 

Fonte aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *