Corte 1 limão em 4 pedaços, salgue e coloque na cozinha. Você vai se surpreender

Corte 1 limão em 4 pedaços, salgue e coloque na cozinha. Você vai se surpreender!

O limão é boa fonte de fibras e vitamina C, além de conter outras vitaminas (tiamina, riboflavina) e minerais (fósforo, silício, cálcio e ferro).

Grande parte dos seus benefícios estão vinculados a uma substância presente na casca, chamada d-limoneno (rica em flavonoides). Esses flavonoides possuem ação antioxidante que previne a ação dos radicais livres.

Confira o que essa frutinha pode fazer por você:

Ajuda a digestão.  O sumo de limão elimina matérias indesejáveis e toxinas. A sua composição  é semelhante à da saliva e fluidos digestivos.  Ajuda o fígado a produzir bílis, ácido essencial para a digestão. Os limões são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a soltar toxinas do trato digestivo. As propriedades digestivas do sumo de limão aliviam sintomas de indigestão como azia, arrotos e flatulência.

Reduz o risco de câncer de esôfago: O limão, como todas as frutas cítricas, contém níveis fisiológicos significativos de flavonas. A ingestão de flavonas é associada a diminuição do risco de câncer de esôfago.

Melhora o humor e reduz a ansiedade: O óleo de limão possui atenuador de ansiedade (ansiolítico), um tipo de antidepressivo através da modulação de neurotransmissores.

Ajuda a manter o peso: Os polifenóis da casca do limão suprimem a obesidade induzida por dieta, hiperglicemia e resistência à insulina. Os limões são ricos em fibra pectina que ajuda a combater os desejos por comida.

Fortalece o sistema imunológico: Os limões são ricos em vitamina C que é ótima para afastar constipações. São ricos em potássio, que estimula o cérebro e o sistema nervoso, bem como regula a tensão arterial. O ácido ascórbico, presente nos limões, tem efeitos anti inflamatório e é usado em casos de asma e outras condições respiratórias, uma vez que aumenta a absorção de ferro pelo organismo. O ferro tem um papel importante no sistema imunológico. Os limões contem também saponinas com propriedades anti microbianas que combatem constipações e gripes.

Equilibra os níveis de pH do sangue: Os limões são uns dos alimentos com mais propriedades alcalinas. Eles são ácidos por si, mas quando processados pelo organismo se tornam alcalinos.Os limões contem ácidos cítrico e ascórbico, ambos facilmente metabolizados permitindo que os componentes minerais melhorem os níveis alcalinos do organismo. Beber limão com água regularmente ajuda a remover a acidez do corpo, incluindo o ácido úrico nas juntas, uma das principais causas de dores e inflamações.

Melhora a aparência da pele: A vitamina C e outros antioxidantes diminuem as rugas e manchas e ajudam a combater os danos dos radicais livres. A vitamina C é vital para a luminosidade da pele ao mesmo tempo que a sua natureza alcalina mata alguns tipos de bactérias que causam acne. Pode até ser aplicado diretamente em cicatrizes ou em sinais para melhorar o aspeto.  Uma vez que o sumo de limão elimina toxinas do sangue, ajuda a prevenir manchas, “de dentro para fora”.

Refresca o hálito: Além de refrescar o hálito, o limão é conhecido por aliviar as dores de dentes e gengivas. Atenção que o ácido cítrico pode causar erosão no esmalte dos dentes. Não escove os dentes logo após tomar o sumo de limão com água.

Trata garganta infeccionada: O limão é uma excelente fruta que auxilia no combate a problemas relacionados a infecções de garganta, dor de garganta e amigdalite, pois tem uma propriedade antibacteriana. Para dor de garganta, dilua o suco de meio limão com metade de água e faça gargarejos com frequência.

Evita o envelhecimento precoce: Como todos os cítricos, o limão é conhecido pelo seu alto conteúdo de vitamina C, mas também contem vitamina A, e  E. Esses antioxidantes ajudam a prevenir envelhecimento das células e neutralizam os radicais livres.

Um simples limão recheado com sal é um truque extraordinário para a sua casa! O limão é uma fruta muito útil e bastante versátil.

Acredita-se que esta receita seja de origem indiana ou norte-africana.

Além de ser muito gostosa, oferece excelentes benefícios para a saúde, graças ao limão.

Os limões têm poder medicinal extraordinário. Você pode aproveitar todo o limão.

Mas a maioria das pessoas desperdiça a casca, que também é muito rica.

Esta receita permitirá que você coma a casca de limão, sem sentir seu amargor. Você realmente vai gostar do gosto.

Veja como fazer:

Ingredientes

4 ou 6 limões (de preferência orgânicos);

1 jara com tampa;

1 colher de sopa de sal marinho por limão;

Como fazer

Corte um X em um dos limões. Certifique-se de que é um corte profundo. Feito isso, coloque um pouco menos do que uma colher de sopa cheia de sal no limão, onde você fez o corte.

Se necessário, use uma colher para empurrar o sal para dentro do limão. Alinhe o fundo do frasco vazio com mais sal e adicione o limão que você acabou de preencher com sal.

Repita o procedimento para cada limão que você coloca no frasco de vidro. Depois de terminar, deixe os limões dentro do frasco por dois ou três dias.

Todos os dias, abra o frasco e pressione cada limão fechado. Certifique-se que eles estejam fechados o máximo possível.

Após dois ou três dias, lave os limões, remova a polpa e as sementes e aproveite a casca.

É melhor cortá-lo em pequenos pedaços.

O processo de fermentação dará à casca um ótimo sabor.

A casca de limão fermentada é muito mais saborosa do que a casca de um limão normal. Além disso, o processo de fermentação preserva todos os nutrientes.

Considere adicionar esta receita de limão fermentada aos seus pratos favoritos.

Você pode ter certeza de que será esse toque especial que faltava, na sua salada ou no seu corte favorito de carne.

*A prática de exercícios e uma dieta saudável são fundamentais para se ter saúde e ficar em forma. O Natureba é um espaço informativo, de divulgação e educação com temas relacionados a saúde, nutrição e bem-estar. As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde – médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas. OBS: Remédios naturais também tem efeitos colaterais, já que agem de formas diferentes em cada organismo, por isso antes de usar qualquer tratamento alternativo consulte sempre seu médico.

 

Fonte aqui:

Fonte aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *