6 plantas muito especiais – elas ajudam a normalizar o açúcar no sangue!

O excesso de açúcar no sangue, cientificamente chamado hiperglicemia, ocorre quando a taxa de glicose sanguínea em jejum está acima de 100 mg/dl, situação que se for persistente pode trazer consequências ruins ao funcionamento dos órgãos por isso deve ser tratada adequadamente com dieta, exercícios físicos e medicamentos orientados pelo médico.

Talvez você não saiba, mas, para garantir a saúde do nosso corpo, precisamos que o organismo tenha um pH levemente alcalino. Quando consumimos açúcar, obtemos um pH ácido, o que resulta em inflamação e muitos problemas de saúde. O segredo, portanto, é investir em alimentos alcalinos, como folhas, limão, cebola, cenoura e pepino. Afora isso, se você está com a taxa de glicose descontrolada, existem seis plantas poderosas que ajudam a diminuir o açúcar do nosso sangue.

Confira:

  1. Folha de goiabeira: O chá de folhas de goiabeira é capaz de diminuir o açúcar no sangue. E estudos feitos no Japão comprovaram que essa folha também pode ajuda a baixar os níveis de colesterol, pelo menos em ratos e camundongos – ainda é preciso testar nas pessoas.
  2. Insulina (a planta) Seu nome é Cissus sicyoides L. É também conhecida como anil-trepador, uva-brava ou cipó-pucá. O nome insulina deve-se ao principal uso da planta pelas pessoas: para tratar o diabetes. As folhas também são empregadas para o tratamento de reumatismo, abscessos e como ativadora da circulação sanguínea. Há quem diga que ela, além de diminuir o açúcar no corpo, pode combater o câncer
  3. Folha de amora Esta folha pode diminuir os níveis de glicose. Basta consumir o chá regularmente. Ou seja, você terá os vasos sanguíneos em segurança, sem danos. 4. Melão-de-são-caetano Este melão tem um gosto extremamente amargo (por isso também é conhecido como “melão amargo”) e seu formato lembra um pepino “acidentado”. Ele cresce bem em climas úmidos e quentes e pode ser encontrado principalmente na Ásia e América do Sul. Além de controlar o diabetes, ele purifica o fígado e protege contra o câncer.
  4. Quiabo Estudos provaram que houve uma melhora drástica nos níveis de colesterol e açúcar presentes em ratos de laboratório que sofriam com diabetes. Bastou que os animais consumissem quiabo para que ficasse mais saudáveis. Um estudo chinês foi mais longe: afirmou categoricamente que o consumo de quiabo melhora a função renal dos seres humanos. Tudo o que precisa ser feito é cortar as extremidades de quatro quiabos e depois mergulhá-los num copo de água durante a noite. Na manhã seguinte, beba a água.
  5. Mirtilo: Dá para acreditar que essa fruta tão saborosa pode ser benéfica na hora de diminuir o açúcar no sangue? Segundo um estudo realizado na Universidade de Michigan, em 2009, os ratos que se alimentaram de mirtilos ficaram muito mais saudáveis, começando pela redução de colesterol e triglicerídeos. Além disso, é claro, tiveram os níveis de açúcar bastante reduzidos. Resultado: perderam até gordura corporal. A ciência diz que o poder da fruta está no conteúdo fitoquímico dos mirtilos, que é justamente o que lhe dá a cor azul.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *