Conheça um truque simples para reduzir as calorias do arroz branco

Dicas do mundo feminino traz uma super dica para reduzir as calorias do arroz branco facilitando assim sua dieta. O arroz branco não precisa ser cortado da dieta por quem quer emagrecer. Apesar de a versão integral ser mais interessante, por conter nutrientes, fibras e oferecer maior saciedade, o branco é um importante ingrediente no prato do brasileiro e pode ser conciliado com uma alimentação equilibrada. Independentemente da cultura ou da localização geográfica, a maioria das pessoas do mundo consome arroz regularmente o que faz deste alimento um grande fator na dieta de todos nós. O arroz branco combina com quase tudo e é apreciado no mundo inteiro.  Na Espanha vira Paella,  na Itália é risoto, no Japão Gohan, os árabés misturam com aletria, os marroquinos com frango e por aí vai uma paixão mundial.  No Brasil é o acompanhamento simples e mais comum, encontrado na mesa dos brasileiros.

Pessoas com problemas de diabetes ou que estão fazendo dieta para emagrecer, substituem o arroz branco por arroz integral, mas não desistem de consumir esse alimento. Entretanto, em muitos lugares, o arroz integral pode ser de difícil acesso ou ter um preço mais elevado. A diferença no preço do arroz comum para o arroz integral impede muitas vezes que pessoas que precisam reduzir o consumo de calorias diárias atinjam seus objetivos com perfeição. Infelizmente, o arroz branco possui gordura saturada que aumenta a obesidade. Para ter uma ideia, um copo de arroz branco possui 240 calorias. E, para piorar, o amido presente no arroz branco se converte em açúcar, que se transforma em gordura.

Essa transformação aumenta a chance das pessoas desenvolverem uma diversidade de doenças, especialmente a diabetes. Isso acontece devido à presença de amidos no arroz. Por serem de fácil absorção, a conversão do amido em açúcar é muito rápida. Além disso, o amido do arroz segue diretamente para o fígado e fica armazenado lá. Em muitos casos, isso gera gordura no fígado que pode se converter em doenças mais graves ou intensificar as doenças pré-existentes. Por conta disso, saber como reduzir a ingestão do amido contido no arroz pode ajudar muitas pessoas que tem dificuldade de acessar o arroz integral, seja pelo alto preço ou pela sua escassez. Muitas pesquisas recentes procuram diminuir o consumo das calorias contidas no arroz branco e em alguns casos, foi possível descobrir como tornar a corrente sanguínea mais resistente à absorção de amido e açúcar.

A partir de uma experiência realizada num simpósio, uma equipe de pesquisa apresentou uma técnica simples que ajuda a reduzir as calorias do arroz branco, além de convertê-lo em um grande auxiliar no processo digestivo. Essa pequena experiência, reduziu as calorias disponíveis no arroz branco numa faixa de 10% a 12%. Nesse processo, eles usaram o óleo de coco, ao invés do óleo comum, pois o óleo de coco tem a capacidade de envolver o amido do arroz branco, criando uma camada de proteção que dificultava a digestão do amido pelo organismo.

Como o amido contido no arroz integral se torna mais difícil de digerir, ele segue diretamente para o intestino delgado e, ao invés de ser convertido em gordura e armazenado no fígado, como de costume, esse amido mais resistente passa a ter outra função: alimentar micróbios saudáveis no intestino grosso. Ou seja, de vilão, o amido revestido por óleo de coco passa a ser um aliado da digestão ajudando, inclusive, a queimar mais calorias. Ao final, o arroz branco passa por um processo de resfriamento, num período de 12 horas, para completar essa transformação do amido comum em amido revestido, ligando esse amido às moléculas localizadas na parte exterior do arroz branco, como se fosse um processo de “selagem”. Ao final desse processo o típico arroz branco comprado no supermercado, torna-se um arroz integral que auxilia na digestão e possui menos calorias do que o arroz comum. Aprenda a técnica apresentada pelos cientistas e veja como transformar o arroz branco em um arroz integral, reduzindo suas calorias e aumentando o consumo de energia do corpo:

  • Instruções de cozimento do arroz branco:
  • Ferver uma panela de água
  • Adicione 1 colher de chá de óleo de coco
  • Acrescente ½ xícara de arroz

Cozinhe por 40 minutos, ou até que o arroz esteja completamente cozido. Alternativamente, também é possível ferver o arroz entre 20 e 25 minutos. Coloque em um recipiente selado na geladeira por 12 horas antes de servir. Agora que você sabe como melhorar a qualidade do seu arroz branco, aproveite para fazer o arroz integral em casa e melhorar o teor da sua dieta!

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