O que é o jejum intermitente e como ele pode prolongar a sua vida

O que é o jejum intermitente e como ele pode prolongar a sua vida

Algumas pessoas, para garantir a saúde, precisam perder peso. Outras, por outro lado, precisam aumentar a imunidade. Há também quem deve prevenir doenças genéticas. Não importa qual seja o motivo, o jejum intermitente pode ser a solução para um corpo saudável e uma vida longa.

O método mais comum, é fazer Jejum diariamente, por 16 horas, ficando as outras 8 horas livres para alimentação. Uma ideia seria almoçar e jantar dentro dessas 8 horas, e o restante do tempo jejuar. Eu, pessoalmente, creio que com o tempo não há a menor necessidade de criar um mecanismo para que você cumpra a dieta. Coma quando tiver fome dentro dessas 8 horas, quando o organismo se acostumar, ficará em piloto automático e você nem vai se lembrar que está jejuando. Os métodos de Jejum intermitent

No início da história humana, por exemplo, as pessoas não podiam armazenar comida na geladeira. Ou seja, só comiam quando encontravam alimentos. Apesar de o jejum não ser voluntário, era muito comum. Essa ausência de comida fazia com que o corpo liberasse energia para que o ser humano pudesse caçar e pescar. Já pensou se o jejum causasse cansaço e sonolência? A humanidade teria morrido de fome há muito tempo. O jejum, na verdade, avisa ao nosso corpo que é hora de acordar, liberar energia, para sobreviver. Várias mentes brilhantes praticavam o jejum intermitente, como:

– Platão

– Mark Twain

– Einstein

– Pitágoras

– Gandhi

Como sabemos, não eram pessoas comuns, mas altamente inteligentes, criativas e populares. No entanto, não abriram mão dos benefícios que o jejum pode nos oferecer. O jejum previne doenças, purifica o corpo e fortalece a saúde do coração. Na década de 30, começou uma extensa pesquisa sobre os benefícios da redução de calorias através do jejum.

Embora a maioria desses estudos tenha sido conduzida em animais, as mudanças funcionam de forma muito parecida no corpo humano. O fato é que o jejum voluntário é uma ótima maneira de prolongar o nosso tempo de vida. Além de uma vida longa e da estética, devemos nos preocupar com a saúde do cérebro. E, acredite, até nisso o jejum intermitente ajuda. Ele alerta a mente, melhora a memória, aumenta a criatividade, evita a demência. As vantagens não param por aqui! O nosso sistema imunológico também pode ser fortalecido. A explicação é bem simples: quando ficamos um tempo sem comer, o intestino tem tempo de liberar as toxinas. E o que é um corpo livre de substâncias tóxicas?

Um corpo protegido e mais saudável, é claro! Por fim, o jejum intermitente ajuda a perder peso. Quando o corpo fica privado de comida, usamos o excesso de glicogênio (de açúcares e carboidratos) e proteínas. E, quando essa reserva acaba, o cérebro entende que é hora de usar a gordura para gerar energia. Assim, o jejum intermitente reduz a ingestão calórica, o que resulta em perda de peso e perda de gordura. Para aderir ao jejum, você tem que pensar que é em prol de um estilo de vida mais saudável. É claro que no começo é um grande desafio, mas depois tudo se torna mais fácil. Tenha um planejamento anotado e leve em consideração os dias em que você estará entre amigos. Afinal, ninguém merece ficar sofrendo em jejum enquanto a turma toda aproveita pratos deliciosos, certo? Há várias estratégias para iniciar o jejum. Veja:

– Não comer por 12 horas, uma ou duas vezes por semana.

– Eliminar uma refeição por dia.

– Comer apenas uma refeição por dia e fazer exercícios diários.

– Comer normalmente por cinco dias, depois reduzir suas calorias significativamente 2 dias por semana.

O tempo e a frequência depende dos objetivos que você quer alcançar e do seu estilo de vida. Se você quiser perder algum peso extra para caber no vestido de casamento, por exemplo, pode tentar o jejum de dias alternados. Se você pretende aumentar sua longevidade, aguçar sua mente e manter seu peso em um nível saudável, então seria melhor jejuar por 24 horas numa frequência maior. Se as estratégias parecerem muito ruins para sua realidade, vá devagar e procure o modo mais suave. Ouça o seu corpo e tenha consciência de seus limites. É importante consultar um médico ou nutricionista antes de começar o jejum intermitente, a fim de saber se você tem algum problema de saúde que possa impedi-lo de passar mais tempo sem comer.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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