Conheça as melhores frutas para diabéticos

Conheça as melhores frutas para diabéticos

Todo mundo sabe que diabetes se desenvolve com o alto nível de açúcar no sangue. Quando o corpo não produz insulina, a pessoa sofre com diabetes tipo 1. No entanto, quando ele produz, mas não o suficiente, tem-se o diabetes tipo 2. Uma dieta não significa encarar um cardápio restrito, mas, passar por uma reeducação alimentar. E para quem sofre com a diabetes, essa norma segue totalmente igual. Assim, não é necessário deixar de consumir frutas porque possuem frutose, um açúcar natural. De acordo com especialistas, o mais indicado é que esse consumo persista, só que em doses controladas e dando preferência para aquelas que rendem mais vantagens para a sua saúde. Por isso, conheça a seguir as melhores frutas para os diabéticos:

Confira as melhores frutas para diabéticos:

  1. Maçã

Ela fornece uma fibra solúvel chamada pectina que ajuda a controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue. Também é excelente na prevenção de problemas cardiovasculares e problemas de visão, que se desenvolvem com o diabetes. A maçã é uma excelente fonte de várias vitaminas, só que na dieta de um diabético, o que merece ainda mais destaque é uma fibra denominada pectina. Essa fibra é muito válida não somente na administração das taxas de glicemia, também como na diminuição do colesterol ruim. Além disso, a combinação da maçã cozida com canela acaba gerando resultados fantásticos, já que prorroga a sensação de saciedade.

  1. Blueberry

Mesmo que não se trate de uma fruta oriunda do Brasil, a blueberry tem um papel muito importante na dieta de quem sofre com a diabetes. Essa fruta tem um valor altíssimo de antioxidante, diminuindo a atividade dos radicais livres, ligados ao envelhecimento e evitando doenças graves como enfermidades cárdicas, o câncer e o mal de Alzheimer e diversas outros problemas. Além disso, essa doença serve para lutar contra infecções e fortalece o sistema imunológico. No entanto, é importante prestar bastante atenção em função do seu elevado índice glicêmico.

  1. Abacate

O abacate quase não conta com açúcar e é bastante rico em uma gordura que eleva o colesterol bom. Sendo assim, essa é uma fruta muito recomendada para os diabéticos. Além disso, essa gordura nobre mantém o procedimento de absorção dos alimentos mais devagar, aumentando o tempo de saciedade. Mas, a fruta é muito calórica e deve ser consumida com bastante moderação e atenção, especialmente, pelas pessoas que sofrem com o excesso de peso.

  1. Coco

O coco conta com grandes quantidades de ácidos graxos e láuricos, se transformando em um excelente aliado contra os fungos e as bactérias. Essas substâncias ainda desempenham um outro papel essencial na nutrição das células do intestino, fortalecendo a imunidade. Desta forma, a gordura do coco estimula a sensação de saciedade e diminui as inflamações, além de se tratar de um alimento que diminui a taxa de glicemia, principalmente, quando consumido juntamente com outras frutas ou carboidratos.

  1. Amora

Mesmo que conte com um índice glicêmico elevado, a amora é uma fruta rica em elementos que promovem e aceleram a liberação de insulina, o que acaba por melhorar a produção de glicose. E essa fruta ainda é responsável por normal a pressão arterial e agir como uma espécie de bactericida e antiinflamatório.

  1. Limão

Excelente fonte de ácido cítrico, o limão atua de maneira positiva para diversas partes do corpo humano. É uma fruta que ajuda a evitar hemorragias, uma enorme preocupação para quem sofre com a diabetes, pois a dificuldade para cicatrização de ferimentos e, consequentemente, a chance de contrair infecções são imensas. Além disso, a elevada concentração de ácido nicotínico concede proteção às artérias, evitando doenças cardiovasculares, sendo que essa é uma forte tendência para quem lida com a doença. Além disso, o limão reduz a viscosidade do sangue, o que é importantíssimo para evitar o perigo de uma trombose.

  1. Cereja

A tonalidade avermelhada da cereja já mostra a sua grande concentração de flavonóides, compostos com elevado poder antioxidante, antiviral, antialérgico e que ainda ajuda a evitar o risco de câncer. Além disso, essa fruta é uma ótima fonte das vitaminas A, C e E, que tem capacidade de limitar a expansão das ações em cadeia. No entanto, é preciso moderar o consumo da cereja, já que essa fruta pode alterar as taxas glicêmicas.

  1. Frutas vermelhas

As frutas vermelhas – como morango, framboesa, cereja e amora -, são ricas em fibras, vitamina C e minerais, como o potássio, que ajudam a melhorar a saúde do pâncreas. Para quem não sabe, o pâncreas é produtor de insulina, que reduz os níveis de açúcar no sangue.

  1. Frutas cítricas

O consumo deste tipo de fruta, como laranja, limão ou lima, pode ser muito bom, graças às fibras, vitamina C e minerais como potássio, que ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

  1. Ameixa (fresca)

Esta fruta contém antocianinas, ácido elágico e taninos hidrolisáveis, que são de grande benefício para reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes.

  1. Pera

Esta fruta é rica em vitaminas essenciais para o nosso corpo, como A, B, B1, B2, C e E. Por isso é capaz de regular os níveis de açúcar no sangue e melhorar o nosso sistema imunológico. Você deve consumir uma ou mais dessas frutas todos os dias, especialmente quando tiver vontade de consumir algo doce.

Tratamento para manter a diabetes sob controle

Além de ter uma alimentação saudável e escolher as frutas mais apropriadas para quem sofre com a diabetes, um tratamento adequado e que reúna as pesquisas mais importantes a respeito dessa enfermidade pode representar uma excelente qualidade de vida para o paciente. Por isso, o Programa Diabetes Controlada pode ser uma excelente alternativa para os diabéticos que desejam levar uma vida tranqüila e normal, apesar de encarar permanentemente o tratamento para o tipo 1 ou 2. Desta maneira, você tem acesso às últimas descobertas a respeito da doença e pode controlar naturalmente todos os efeitos da diabetes.

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