9 alimentos que aumentam a imunidade do corpo para te proteger da gripe e todo o tipo de viroses!

9 alimentos que aumentam a imunidade do corpo para te proteger da gripe e todo o tipo de viroses!

O consumo do alho em jejum gera muitas opiniões diferentes. É muito frequente ouvir as pessoas dizerem que é uma receita caseira da “vovó” que surte pouquíssimo efeito. Porém, na realidade, essa “receita” é totalmente benéfica para prevenir e curar diferentes tipos de doenças pois desde a época dos faraós egípcios, já se conhecia bem o alho por suas propriedades medicinais. De lá pra cá, seus dentes ficaram famosos mesmo pelo sabor forte e ardido que imprime às receitas e pelo odor impregnado na boca. Sorte que a ciência não se esqueceu dos escritos deixados pelos antigos e, cada vez mais, leva o alho à mesa

Está com a imunidade baixa? Antes de correr para a farmácia ou procurar um remédio qualquer dentro de casa, você deve ir à cozinha. Provavelmente tem algum alimento rico em vitaminas e nutrientes, capaz de aumentar a imunidade do seu corpo e construir células saudáveis. Esta é a forma mais prática e segura de combater a gripe e outras viroses. Não sabe por onde começar? Vamos dar algumas dicas!

Caso tenha um destes ingredientes em casa, pode investir sem medo:

  1. Amêndoa

Ela nos fornece vitaminas e antioxidantes que ajudam a reduzir as chances de desenvolvermos algum tipo de infecção respiratória. Segundo os pesquisadores da Universidade Tufts, em Massachusetts, Estados Unidos, basta uma porção por dia para manter a imunidade alta. Caso não tenha amêndoas em casa, pode consumir sementes de girassol, que é ótima do mesmo jeito.

  1. Frutas cítricas

A vitamina C é mais comumente encontrada em frutas cítricas.

Como todo mundo já sabe, é um excelente remédio para combater gripes e resfriado. Você pode investir em limão e laranja, por exemplo, que são ricos em antioxidantes e podem reduzir os sintomas da gripe em 23%.

  1. Vegetais com folhas escuras

A maioria associa frutas cítricas com vitamina C, mas as folhas escuras, como couve, espinafre, rúcula e acelga, também são ótimas fontes dessa vitamina. Se comer uma boa quantidade por dia, pode combater seu resfriado sem precisar de remédios químicos. É recomendado que você prepare saladas com uma ou mais dessas folhas e combine com outros alimentos saudáveis, como o alho. Dica: quanto mais escura for a folha, mais nutrientes ela possui.

  1. Canja

A sopa de frango, ou melhor, canja, funciona bem no combate a vírus. Acredita-se que ela ajuda a elevar a temperatura na garganta e no nariz, o que acaba criando um ambiente horrível para os vírus que vivem em lugares secos e frescos. Além disso, o frango contém propriedades que combatem à gripe, como substâncias antivirais e proteínas.

  1. Mel

O mel é muito utilizado para tratar nossos problemas de saúde, desde queimaduras até resfriados. Isso porque as propriedades antissépticas naturais do mel permitem que ele trabalhe como o peróxido de hidrogênio. Além disso, tem propriedades antimicrobianas e antioxidantes. Assim, o mel alivia a garganta e combate as bactérias. Mas tem que ser um mel de boa qualidade, leia-se “puro”.

  1. Cogumelos

É um alimento saudável e pode ser uma grande arma contra a gripe. Isso porque ele contém selênio, que ajuda os glóbulos brancos a produzir citocinas que combatem a doença. A segunda vantagem é que o cogumelo é composto por betaglucano, um tipo de fibra antimicrobiana, que ajuda a ativar células que acabam com as infecções.

  1. Cebola

Este bulbo também contêm compostos antimicrobianos, conhecidos como alion e alicina. Para obter a ação perfeita de combate à gripe e viroses, é recomendável que você consuma uma porção de cebola crua a cada duas horas. Como o sabor da cebola é forte, aconselhamos acrescentá-la na dieta com outros alimentos e consumir regularmente.

  1. Alho Cru

Este é outro alimento poderoso contra a gripe. Ele também é compostos por alion e alicina, que têm efeitos antivirais diretos. O alho pode ajudar a combater o vírus da gripe antes que se espalhe no corpo. Para obter o máximo das propriedades, recomenda-se mastigar um alho cru a cada três horas. Além disso, você pode misturar alho esmagado com mel, que também é um ingrediente conhecido por ter propriedades antivirais. Ainda não gostou da ideia de comer alho cru? Basta adicionar alguns dentes extras ao seu refogado ou sopa. Mesmo que o alho esteja cozido, ainda contém compostos de enxofre, que têm atividade antiviral.

  1. Batata-doce

Ela não é muito conhecida por combater resfriados, mas não deve ser esquecida. Esse alimento contém uma boa quantidade de vitamina A, que desempenha um papel importante na manutenção da saúde das superfícies mucosas do corpo. Essas superfícies incluem o trato gastrointestinal, a pele e o interior do nariz. A pele é parte do seu sistema imunológico porque impede que as infecções entrem em seu corpo. Para quem não sabe, ela é conhecida como a nossa primeira linha de defesa.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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