Laranja no vapor com sal um  remédio antigo (da época da vovó) para tosse e que funciona!

Laranja no vapor com sal um  remédio antigo (da época da vovó) para tosse e que funciona!

Dificilmente alguém não gosta dessa fruta suculenta, doce e um pouco azedinha. E, por ser uma fruta tão comum e fácil de encontrar, deveríamos aproveitar e consumir muito mais! Quanto mais se estuda a laranja, mais compostos fitonutrientes são encontrados. Estes fitonutrientes incluem flavanonas citrinos (tipos de flavonoides que incluem as moléculas de hesperitina e naringenina), antocianinas, ácidos hidroxicinâmicos, e uma variedade de polifenóis. Quando estes fitonutrientes são colocados em combinação a vitamina C, as propriedades antioxidantes se reforçam ainda mais.

No entanto, a maioria desconhece o poder da laranja cozida no vapor com sal. Essa velha receita caseira é excelente para combater tosse persistente. Antes de ensinarmos o passo a passo dessa receita, conheça os benefícios de cada parte da laranja. – Albedo: são os feixes vasculares brancos e esponjosos. Geralmente colocamos no lixo quando preparamos o suco da fruta. No entanto, essa parte é carregada com bioflavonoides, como rutina, hesperidina, diosmetina, diosmina, quercetina, etc.

Além disso, é uma grande fonte de vitamina C, fibra e pectina, que tem provado ajudar na redução do colesterol. O albedo também contém fenólicos protetores, uma substância que contribui para o seu sabor amargo.

– Flavedo: é a parte mais externa e colorida da casca da laranja.

Muitas vezes o flavedo é ralado, assado e aproveitado na culinária, graças ao seu sabor picante.

– Vesículas ou polpa: é a parte suculenta que tanto adoramos.

A polpa é uma excelente fonte de flavonoides e vitamina C. Basta comer uma laranja para satisfazer a ingestão diária recomendada de vitamina C. Mesmo sabendo que a vitamina C pode desaparecer quando submetida ao calor excessivo, recomenda-se a vaporização da laranja para tratar problemas respiratórios. Isso por causa do albedo, a parte mais esquecida da fruta, mas de surpreendentemente atividade terapêutica. Ao vaporizar a laranja com sal, os bioflavonoides do albedo são extraídos e consumido. Laranja no vapor com sal – remédio para tosse:

INGREDIENTES

  • 1 laranja
  • Sal

MODO DE PREPARO

Mergulhe a laranja em água salgada 20 minutos. Feito isso, corte 2 cm da parte superior da laranja, para se assemelhar a uma tampa. Depois faça vários furos no topo da laranja com a ajuda de um garfo. Polvilhe cerca de meia colher (chá) de sal e deixe dissolver e infiltrar na laranja. Em seguida, cubra a fruta com a “tampinha” que foi retirada no começo. Coloque a laranja para cozinhar em banho-maria por uns 15 minutos. A ideia é servir este remédio caseiro ainda quente. Beba o suco  e coma a polpa da laranja vaporizada. Devido ao sal, é contraindicado a quem tem pressão alta.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Fonte aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *