Leite condensado caseiro.

Dá para fazer leite condensado caseiro só com leite e açúcar (segredo é o ponto!)

Sabe aquele dia que não tem nada em casa e você mataria por um docinho? Pois é, se você tiver leite e açúcar, sua TPM esterá salva, já que com apenas esses dois ingredientes é possível fazer o melhor leite condensado caseiro que você já provou na vida, sabia? Além de ser uma solução relativamente rápida, esse leite condensado caseiro com dois ingredientes é uma solução perfeita para eliminar conservantes, espessantes e outros ingredientes industrializados que possam vir no leite condensado do supermercado.

Dá para fazer leite condensado caseiro só com leite e açúcar (segredo é o ponto!)

INGREDIENTES:

1 litro de leite

300 g de açúcar

COMO FAZER LEITE CONDENSADO CASEIRO:

  1. coloque na panela o açúcar e o leite.
  2. mexa sempre até engrossar.
  3. o ponto você descobre quando colocando uma gotinha em um prato gelado ela demora a escorrer.
  4. bata na batedeira ou mix até que esteja frio.

Quem já fez a receita, garante que o sabor é maravilhoso, tão bom ou até melhor que o do produto que se compra pronto. Só a preciso ficar atenta para acertar na tonalidade do leite condensado caseiro e, claro, no ponto. Mas esses detalhes você vai aprender ao longo da receita.

Passo a passo do leite condensado caseiro com leite e açúcar:

Em uma panela, você vai colocar o leite e o açúcar juntos para cozinhar. A medida certa é 300 gramas de açúcar para cada litro de leite. Em fogo alto, mexa sempre a mistura até que fique homogênea e comece a engrossar. Depois, que o doce atingir a consistência correta, só é preciso descobrir o momento correto de desligar o fogo.

O ponto do leite condensado

Apesar de ser o segredo, acertar o ponto do leite condensado caseiro não tem segredo nenhum. Tudo o que você precisa fazer é ir testando a consistência do doce. Mas, antes de mais nada, é preciso saber que, para ficar igual ao leite condensado da latinha ou da caixinha, é preciso desligar o fogo com o doce ainda relativamente mole. Isso porque, à medida que vai esfriando a receita vai se encorpando.

Agora, para certar o ponto exato mesmo, o teste deve ser feito em um pires ou prato gelado. Você vai deixá-lo na geladeira por um tempo e pingar um pouquinho da receita no pires. Se você virar e ele escorrer lentamente, como a densidade do leite condensado industrializado, é só desligar o fogo.

Legal, né? Se você fizer a receita em casa não esqueça de nos contar como ficou, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *