Cientistas descobriram que para emagrecer de verdade basta pular a refeição certa. saiba tudo nesta matéria!

Cientistas descobriram que para emagrecer de verdade basta pular a refeição certa. saiba tudo nesta matéria!

As chamadas guloseimas como chocolate, balas, doces, salgadinhos, biscoitos, etc. devem ser evitadas se você busca o emagrecimento. Mas então eu não posso mais comer nada disso? Pode sim! O que não pode é exagerar, pois esses alimentos contêm muitas calorias, açúcares e gorduras ruins, que se forem consumidos em grande quantidade, podem ocasionar ganho de peso e sérios problemas à saúde.

Os números da obesidade no Brasil são alarmantes. Estima-se que cerca de 20% da população acima de 18 anos, das capitais brasileiras, é obesa. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Os dados são da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgados pelo Ministério da Saúde.

Mas nem tudo é notícia ruim. Quem sofre com o excesso de peso tem um bom motivo para comemorar. Cientistas da Universidade de Alabama, EUA, concluíram que a alimentação feita com restrição de tempo reduz as oscilações de fome e altera os padrões de queima de gordura e hidratos de carbono, o que pode ajudar na perda de peso. A adesão a esse método (chamado de alimentação com restrição de tempo precoce) sugere que a pessoa coma a sua última refeição do dia no meio ou fim da tarde e não volte a comer até o café da manhã (reforçado) da manhã seguinte.

O método foi testado em animais e os pesquisadores descobriram a redução da massa gorda e o risco de doenças crônicas. Sim, essa é uma real esperança para o controle da obesidade, mas Courtney Peterson, principal autor do estudo, diz que os dados ainda não são conclusivos e que não é possível afirmar que esta seja uma “cura” para a obesidade. No entanto, o professor assistente de ciências da nutrição da Universidade do Alabama, em Birmingham, acredita que vale a pena examinar a ideia como uma possível abordagem para perda de peso e espera realizar um estudo maior. Para a pesquisa, Peterson avaliou 11 homens e mulheres. A média de idade foi de 32 anos e o índice de massa corporal (IMC) médio foi de 30. Vale dizer que o índice de massa corporal é uma medida aproximada da gordura corporal de uma pessoa com base na altura e no peso. Um IMC de 30 é considerado obeso.

Todos os participantes tentaram os dois tipos de abordagem: o padrão restrito de alimentação (pulando o jantar) e o padrão típico de alimentação (jantando normalmente). Durante um período de quatro dias, ele comeram entre as 8 da manhã e 2 da tarde. Em outro momento, comeram entre as 8:00 e as 18:00 horas. O número de calorias ingerido durante cada abordagem foi o mesmo, e todos  comeram apenas a comida dada a eles pelos pesquisadores e sob supervisão, afirma Perterson. “O tempo de alimentação restrito não alterou o número total de calorias queimadas, mas aumentou a queima de gordura em alguns pontos durante a noite. Durante o dia, das 8h30 às 19h30, a queima de gordura é idêntica entre os dois grupos”, disse. Peterson também descobriu que os participantes do grupo de alimentação restrita tinham menos oscilações de fome. ‘

“O corpo tem um relógio interno, e muitos aspectos do metabolismo funcionam melhor de manhã. Portanto, comer em alinhamento com o relógio circadiano do corpo, ou seja, comer mais cedo do que o habitual durante o dia, pode influenciar positivamente a saúde”.  Apesar de o método não ter afetado o número total de calorias que os participantes queimaram, reduziu a fome diária e aumentou a queima de gordura durante várias horas à noite. Também melhorou a flexibilidade metabólica – capacidade do corpo para alternar entre a queima de hidratos de carbono e a queima de gorduras.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

 

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