Super dica: Veja o horário certo de tomar café da manhã e jantar para perder peso segundo a ciência

A primeira refeição diária é a melhor aliada da disposição e ajuda a prevenir problemas como a obesidade e o diabete. O café da manhã é uma refeição importante para aumentar o desempenho intelectual e garantir o bem estar durante o dia, por isso, mesmo sem fome é recomendado iniciar o dia pelo menos com uma bebida como suco, leite ou iogurte líquido. O mais importante é nunca começar o dia pulando o café da manhã, pois esta é mesmo uma das refeições mais importantes do dia-a-dia.

Quando o assunto é nutrição, alimentação saudável e perda de peso, o que não falta são teorias e métodos inovadores (muitos não tão confiáveis) que prometem a solução de todos os problemas. Mas parece que quem quer mesmo emagrecer tem agora uma – real – esperança a mais. A ciência comprovou uma nova medida de emagrecimento bem simples de ser realizada: basta atrasar em 90 minutos seu café da manhã e antecipar o horário do jantar. Fácil, não?

Os pesquisadores da Universidade de Surrey descobriram que esperar 90 minutos (além do horário convencional) para tomar café da manhã e jantar mais cedo pode ajudar a reduzir a gordura corporal. E o que é melhor: você não precisa contar calorias, nem escolher entre uma delícia ou outra. A alimentação é liberada e deve ser mantida como de costume. Para a realização da pesquisa, os participantes foram convidados a utilizar os padrões de “alimentação com restrição de tempo” – uma forma de jejum intermitente – por dez semanas.

Foram investigados o impacto da mudança das refeições na ingestão de alimentos, composição corporal e marcadores de risco para diabetes e doenças cardíacas. Havia dois grupos no estudo – aqueles que tomavam o café da manhã 90 minutos mais tarde do que o habitual e jantaram 90 minutos mais cedo; e um grupo de controle, que manteve a refeição no horário habitual.

Os participantes também foram solicitados a fornecer amostras de sangue e enviar diários de dieta antes e durante o projeto, e completar o feedback imediatamente após o estudo. Importante dizer que os alimentos ingeridos não foram alterados durante a pesquisa. Os participantes tinham total liberdade para comer o que quisessem. Aqueles que mudaram o horário das suas refeições perderam, em média, mais do que o dobro de gordura corporal do que o grupo que fazia suas refeições normalmente, no mesmo horário de sempre.

Embora não houvesse restrições sobre os alimentos que poderiam ser ingeridos, ficou provado que aqueles que mudaram o horário das suas refeições comeram menos quantidade em geral de alimentos do que o grupo de controle. A razão, segundo eles, pode ser a falta de apetite e o corte de lanches, especialmente à noite. Os dados da pesquisa ainda são muito restritos, mas serão feitos estudos maiores para ver se a alimentação com definição de horário tem amplos benefícios para a saúde.

O líder do estudo, Jonathan Johnston, comemorou os resultados: “Conseguimos informações valiosas sobre como pequenas alterações em nossos horários de refeição podem trazer benefícios para nossos corpos. A redução da gordura corporal diminui nossas chances de desenvolver obesidade e doenças relacionadas, por isso é vital para melhorar nossa saúde geral. Agora, vamos usar essas descobertas preliminares para projetar estudos maiores e mais abrangentes de alimentação com definição de horário”.

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

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