Você sabia que dor no quadril pode ser sintoma de câncer de próstata – conheça mais 9 sinais

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), de acordo com o INCA – Instituto Nacional de Câncer.

Mas atenção!

Os sintomas da doença nem sempre aparecem nos estágios iniciais. Muitas vezes, só é possível identificá-los quando o tumor já está grande e pressionando outras partes do corpo. Um sinal de alerta muito importante é a dor nos quadris. Isso mesmo!

Se você sentir dores fortes e frequentes nos quadris, procure um médico imediatamente.

É que este pode ser um dos primeiros sintomas do câncer de próstata, de acordo com a entidade inglesa Macmillan Câncer Support, apesar de não ser comum a todos os homens. O paciente começa a sentir dores nos quadris porque o câncer de próstata pode se espalhar para os ossos. Embora haja muitas outras razões para esse tipo de dor, é uma boa ideia informar seu médico sobre qualquer dor que você não tenha experimentado antes.

Além disso, fique de olho se você sentir:

– dificuldade em urinar, muitas vezes com jato fraco ou em gotas

– dor ou ardor ao urinar

– vontade frequente de urinar, acordando muito à noite para urinar

– sensação de que a bexiga ainda está cheia, mesmo após urinar

– urina escura devido à presença de sangue

– dor ao ejacular

– sêmen escurecido

-fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Esses são os principais sintomas do câncer de próstata.

Importante: quando o câncer se espalha para outras partes do corpo passa a ser conhecido como câncer de próstata avançado.

Vale dizer que a próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdome, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Os sintomas relacionados a um câncer avançado dependerão de qual parte do corpo afeta. Mas três sinais gerais são: estar mais cansado que o normal, sentir-se mal com frequência e ter menos apetite. No entanto, esses sintomas também podem ser causados ​​por outras condições médicas, o que pode não ser um sinal de que o câncer se espalhou.

O local mais comum para o câncer de próstata se espalhar é nos ossos. Ele também pode atingir os gânglios linfáticos, fígado e pulmões e outros tecidos do corpo. Um grande tumor na próstata pode se espalhar ou pressionar áreas ao redor da próstata, como a passagem de trás ou a uretra.

Se o câncer se espalhou para os ossos, o sintoma mais comum é dor óssea. Se o câncer se espalhou para o fígado, você pode sentir desconforto ou dor no lado direito da sua barriga, sentir-se doente, ter falta de apetite e perda de peso, coceira na pele e barriga inchada. Se o câncer se espalhou para o pulmão pode resultar em uma tosse que não desaparece, falta de ar, infecções pulmonares contínuas e tosse com sangue.

Cuidado: muitos homens podem confundir uma próstata aumentada com um dos sintomas do câncer de próstata, mas essa condição é benigna. Se a próstata estiver alargada, ela pode colocar pressão na bexiga e na uretra, afetando a maneira como você urina, produzindo alguns sintomas de uma próstata aumentada, semelhantes ao de câncer de próstata.

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *