O óleo essencial de limão é um remédio natural que ajuda a tratar diversas doenças.

Já falamos por aqui algumas vezes sobre os benefícios do limão, da casca do limão e até da água do limão. A fruta é rica em fitonutrientes com propriedades antibióticas e vitamina C, que combate os radicais livres, ajuda na prevenção de doenças cardíacas, no reforço do sistema imunológico e na prevenção e combate ao câncer.

Propriedades físicas: Auxilia em casos de flacidez, gordura localizada e celulite, pois promove a lipólise de células adiposas1. É depurativo, estimula a circulação sanguínea e linfática, aumenta as defesas do organismo. Fortalece o sistema imunológico e com isso, combate gripe, resfriado e catarro. Várias pesquisas apontam atividade antitumoral2 e o combate à neurodegeneração3.

Propriedades emocionais: Clareza de pensamentos, excelente para auxiliar em momentos de planejamento ou projetos e até mesmo na resolução de problemas. Melhora a capacidade de comunicação e integração com os outros, muito indicado para pessoas que preferem o isolamento ou estão sempre aéreas. Ameniza ações impulsivas ou instintivas.

Propriedades vibracionais: Proporciona o senso de ponderamento e racionalidade para momentos de conflito emocionais, impedindo ou amenizando a raiva não expressada, ações compulsivas ou instintivas.

São tantos os benefícios do limão, mas ainda temos mais novidades sobre ele para lhe contar. Hoje, o assunto são as maravilhas proporcionadas pelo óleo essencial de limão. O principal responsável pelos benefícios do óleo essencial de limão é um componente chamado limoneno. O limoneno faz do limão um ótimo solvente de gordura, ou seja, é poderoso para dissolver o excesso de gordura acumulado no organismo. Mas o limoneno tem outras virtudes excepcionais. Ele pode ser usado também para:

  • eliminar verrugas
  • tratar a inflamação da gengiva e da boca
  • eliminar a azia
  • tosses calmas e dores de garganta
  • tratar a inflamação do ouvido
  • combater sintomas de anemia, fadiga e gripe
  • combater a queda de cabelo
  • cicatrizar cicatrizes de acne
  • estimular a circulação sanguínea
  • Veja como preparar o seu próprio óleo de limão rico em limoneno:

Descasque um limão (sem a parte branca) e ferva as cascas por alguns minutos. Depois filtre. Lembre-se de que esta água de limão não deve ser jogada fora! Na verdade, cascas de limão também são usadas para fazer chá de limão que é desintoxicante, queima gordura, ajuda a digestão e também é um adstringente! Coloque as cascas de limão que foram fervidas em uma jarra de vidro de tamanho adequado. Complete essa jarra com dois terços de azeite de oliva extravirgem. Em seguida, e coloque em banho-maria dentro de uma panela com água.  Deixe por uma hora em fogo baixo, nunca alto. Feche o frasco com a tampa e deixe descansar por pelo menos três dias em um local fresco e escuro.  Em seguida, ele estará pronto para usar tanto como um produto cosmético e como um excelente ingrediente rico em propriedades surpreendentes para o nosso corpo. Imensamente versátil, o óleo essencial de limão também pode ser usado como um molho saboroso para saladas de verão!

Veja também

O pau-d’arco é uma planta muito rica em propriedades medicinais utilizada pelos índios brasileiros para tratar diversas doenças.

O estudo induziu o desenvolvimento de úlceras gástricas crônicas em ratos e os tratou com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *