Aprenda a fazer sabão de coco líquido para lavar roupa

Receita de sabão de coco líquido caseiro – para lavar suas roupas sem substâncias prejudiciais à saúde. Além de mais econômico e sustentável, o sabão líquido caseiro rende mais na hora de lavar roupa. Existem várias formas de deixar o seu dia a dia mais sustentável. Evitar o uso de sabão em pó e detergentes convencionais é uma delas, principalmente no caso dos que contêm branqueadores à base de cloro. Além disso, esse tipo de produto não é obrigado por lei a ser biodegradável. O sabão líquido caseiro evita o uso do modelo tradicional, é mais econômico e ainda rende mais. Pensando nisso, resolvemos trazer uma receita muito simples para você fazer seu próprio sabão de coco líquido. Quer aprender? Vamos lá!

INGREDIENTES

  • 1 barra sabão de coco ( 200g)
  • 3 litros de água
  • 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio

MODO DE PREPARO

Rale a barra de sabão num ralador grosso, enquanto ferve um litro de água. Em seguida, coloque o sabão para derreter na água fervida. Depois mexa bem os dois ingredientes, até que o sabão seja totalmente dissolvido. Quando o sabão de coco é de boa qualidade, ou seja, é rico em óleo, ele derrete facilmente. Uma dica é conferir na embalagem se seu produto é composto por óleo de babaçu. Se for, é um dado positivo. Outro dado importante para ver a qualidade é não conter branqueador. Depois de dissolvido, acrescente o bicarbonato de sódio e continue mexendo bem. Feito isso, deixe a mistura descansar por uma hora, a fim de que forme uma nata. Transcorrido esse tempo, adicione mais um litro de água morna para dissolver os pedacinhos da nata. Mexa bem e, se for necessário, use uma peneira fina para remover qualquer resíduo que não foi derretido. Em seguida, adicione um litro de água fria. E assim o sabão de coco líquido caseiro estará prontinho para ser usado.

Esta receita rende três litros de sabão. Ele não costuma fazer muita espuma, mas acredite: isso não diminui sua eficácia. Na verdade, os produtos industrializados que fazem muita espuma só conseguem isso porque contêm aditivos químicos, que é exatamente o que estamos evitando. Você pode usar esse sabão caseiro para lavar as roupas de toda a família, além dos pratos, do tapete do banheiro, enfim, ele é muito versátil! Se sua intenção for lavar o enxoval do seu bebê, ótima escolha! Mas não exagere na quantidade de sabão, para não deixar um cheiro forte de coco. Além disso, é recomendado enxaguar as peças duas vezes. As roupas que são lavadas com esta receita ficam muito macias e muito mais fáceis de passar. Experimente!

Se sua máquina for de 8 a 10 kg, use 200 ml do sabão, que dá mais ou menos duas tampas grandes desses recipientes comuns de sabão líquido para lavar roupa.

Veja também

Veja aqui esclarecimentos sobre diabetes: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Tipos de diabetes O diabetes pode se apresentar de diversas formas e possui diversos tipos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *