Conheça os Benefícios do capim-limão:

O capim-limão tem um aroma maravilhoso, só de colocar a mão o cheiro fica em sua mão por horas, é uma planta medicinal, possui muitos benefícios para a saúde. Hoje vamos conhecer as propriedades medicinais do capim-limão, seus efeitos analgésicos e relaxante o que faz dele umas das ervas mais conhecidas do mundo!

O capim-limão também é conhecido como capim-santo, capim-cidreira, capim-de-cheiro e outros nomes.

Benefícios do capim-limão

  1. Ajuda a tratar dores: o capim-santo tem propriedades analgésicas, ajudando a aliviar dores de cabeça e enxaquecas. Elas são causadas por alguma atividade anormal no cérebro, como a alteração dos níveis de serotonina, que também muda o funcionamento das plaquetas. O capim-limão tem uma substância chamada eugenol, que ajuda a regularizar os níveis de serotonina e de plaquetas.
  2. Combate à insônia: o chá de capim-limão tem efeito sedativo e hipnótico, ajudando a relaxar os músculos e nervos e proporcionando uma noite de sono de mais qualidade
  3. Imunidade lá em cima: a planta tem citral, uma substância capaz de inibir os efeitos de substâncias presentes nas reação inflamatórias. Assim, ela ajuda a melhorar o sistema imunológico. O citral, óleo essencial, é muito utilizado na indústria de perfumes, farmacêutica e de alimentos.
  4. Contra a obesidade: o citral previne o acúmulo de gordura abdominal e promove o uso da energia armazenada, evitando o ganho de peso e combatendo a obesidade
  5. Fonte de nutrientes: ele é fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, folato e minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro;Nada de insônia: o chá da planta ajuda a relaxar os músculos e tem um leve efeito sedativo, o que nos ajuda a ter uma noite de sono melhor.
  6. É bom para a pele: ele pode ser ótimo na hora de limpar a pele oleosa e com acne, pois tem propriedades adstringentes e antissépticas.
  7. Pés limpos e cheiros: está com um probleminha de chulé no fim do dia? Faça um escalda-pés com capim-santo, pois ele ajuda a combater os maus odores, por causa de suas propriedades antibacterianas.

Como usar

A planta do capim-santo atua como repelente natural de insetos, mas ela pode ser consumida em forma de chá ou utilizada em forma de compressas para acalmar dores musculares.

Chá:

  • Colocar 1 colher (de chá) das folhas picadas numa xícara e cobrir com água fervente. Tampar, esperar esfriar, coar muito bem e beber a seguir. Tomar de 3 a 4 xícaras por dia.
  • Compressas: Preparar o chá e depois mergulhar um pedaço de pano limpo nele, aplicando na região dolorida. Deixar atuar por pelo menos 15 minutos.

Veja também

Hortelã para tosse, catarro… Xarope Caseiro de Hortelã limpa os pulmões. Veja a seguir:

As propriedades da hortelã são inúmeras. A hortelã é uma planta muito popular por estar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *