Bolinho quente de doce de leite

Esse bolinho é magino, vai te deixar com água na boca, uma calda cremosa de doce de leite dentro de uma massa fofinha de bolo. Dá uma olhadinha na receita, tenho certeza que vai fazer você correr para a cozinha!

Ingredientes

  • ¾ de xícara (chá) de doce de leite (200 g)
  • 2 ovos
  • 50 g de manteiga
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar os ramequins
  • açúcar de confeiteiro ou cacau em pó a gosto para polvilhar

Modo de Preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga quatro ramequins 7 cm de diâmetro e 5 cm de altura. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe para espalhar e bata bem sobre a pia para retirar o excesso.
  2. Numa tigela média, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas por 1 minuto para derreter. Junte o doce de leite, o açúcar e misture bem com uma espátula até ficar liso.
  3. Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e junte ao doce de leite – se um estiver estragado, você não perde a receita. Acrescente uma pitada de sal e misture bem. Acrescente a farinha, aos poucos, passando pela peneira. Misture delicadamente com a espátula para incorporar.
  4. Divida a massa de bolo nos ramequins e coloque numa assadeira. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos. Atenção para o ponto o bolinho deve crescer, e pode até rachar no centro, mas não deve assar completamente. Uma boa maneira de verificar é espetando um palito nas bordas, deve sair limpo, porém no centro, sai molhado. Quem tem a manha na cozinha, pode dar uma chacoalhada na tigela você vai notar que a borda está firme, mas o centro ainda se mexe. Se passar do tempo, o bolinho vai assar completamente e ficar sem a calda interior. Fique atento às características, pois os fornos são diferentes e o tempo pode variar.
  5. Retire do forno, polvilhe com açúcar de confeiteiro ou cacau em pó e sirva imediatamente.

Veja também

Pudim de limão cremoso

Pudim de limão cremoso

Hoje eu trouxe este Pudim de limão cremoso de liquidificador que não vai ao forno, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: