Casquinhas de laranja cristalizadas

Casquinhas de laranja cristalizadas

Não jogue mais fora casquinhas de laranja e limão, faça Casquinhas de laranja cristalizadas e você também pode fazer com limão. Sempre tive vontade de fazer essas casquinhas de laranja cristalizadas mas achava que não conseguiria mas agora achei esta receitinha super simples e deu super certo! Amei, faça você também!

Duas recomendações importantes: planeje direitinho para conseguir esperar o tempo necessário; e faça em grande quantidade, para valer a espera (o rendimento não é grande coisa).

Receita da Lena Gasparetto

Ingredientes

  • 3 laranjas-baía
  • 2 xícaras de açúcar
  • 4 a 5 xícaras de água
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • açúcar de confeiteiro suficiente para envolver as casquinhas

Modo de Preparo

  1. Higienize as laranjas. Corte o topo e a base da laranja e descasque-a no sentido do comprimento. Apare as rebarbas e corte as cascas de comprido, em tirinhas de 5 mm de largura.
  2. Coloque as casquinhas em um pote com tampa. Cubra-as com água, tampe e leve à geladeira por 2 a 3 dias, trocando a água 3 vezes ao dia.
  3. Passado esse período, escorra as casquinhas, coloque-as em uma panela com água fervente e deixe-as em fogo baixo por aproximadamente por 30 minutos. Escorra sobre uma peneira de metal grande.
  4. Na mesma panela, coloque o açúcar, a água e o limão e leve ao fogo. Mexa com uma colher de pau ou espátula de silicone até o açúcar dissolver. Quando começar a ferver, coloque as casquinhas e deixe ferver em fogo brando por aproximadamente 1 hora ou até que a calda engrosse levemente e as cascas estejam macias.
  5. Desligue o fogo. Acomode a peneira sobre uma tigela refratária e escorra as casquinhas. Deixe por um tempinho para drenar o excesso de líquido. Se quiser, espere esse líquido esfriar e guarde-o em um vidro na geladeira. Ele fica bom como caldinha para bolo, sorvete, panqueca, etc.
  6. Espalhe as casquinhas em uma assadeira grande, forrada com papel manteiga ou tapete de silicone. Deixe secando por cerca de 24 horas (verifique de tempos em tempos como está ficando).
  7. Depois que as casquinhas tiverem secado, polvilhe açúcar de confeiteiro sobre elas e, com as mãos, envolva-as até cobri-las completamente. Deixe-as secando novamente até que não haja mais umidade aparente e elas estejam bem soltinhas.
  8. Quando estiverem sequinhas, retire o excesso de açúcar e guarde-as num vidro hermético, na geladeira. Duram cerca de 30 dias assim.

Observações Finais

* Você pode – e deve – dobrar a receita. Só deixei com essa quantidade porque foi a que a Lena ensinou.

* A Lena recomenda que você rale levemente algumas partes da casca da laranja, para que, ao cristalizar, as tirinhas não fiquem muito duras. Vale a pena.

Veja também

Falsa fritada de frigideira

Falsa fritada de frigideira

Hoje tem Falsa fritada de frigideira, lanche pronto em 15 minutos, falsa porque nem parece …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: