Quais são os sintomas do câncer de laringe?

Quais são os sintomas do câncer de laringe?

Quais são os sintomas do câncer de laringe? O câncer de laringe tem uma incidência na Espanha que varia de 8 a 22 casos por 100.000 habitantes, sendo uma das taxas mais altas do mundo.

É a segunda neoplasia mais comum do trato respiratório, atrás apenas do câncer de pulmão. Seu aparecimento está diretamente relacionado ao consumo de tabaco , de fato, entre 80 e 90% dos tumores laríngeos são decorrentes do tabagismo. Assim, embora tradicionalmente seja o tipo de câncer mais prevalente em homens, nas últimas décadas sua incidência também tem aumentado em mulheres, pelo fato de fumarem cada vez mais. O mesmo acontece com a idade, pois é cada vez mais diagnosticado em pacientes mais jovens.

A evolução e o prognóstico dos tumores da laringe são determinados por seu estágio e localização. Na Espanha, a maioria dos tumores laríngeos tem origem na zona glótica (que é aquela que corresponde às pregas vocais), que produz disfonia precocemente, o que facilita seu diagnóstico em estágios iniciais e tem pouca tendência a propagação linfática. Sem

No entanto, os tumores supraglóticos (acima das cordas vocais) não produzem esses sintomas precoces , por isso são geralmente diagnosticados em estágios avançados e têm maior tendência a se espalhar precocemente pelo sistema linfático, o que acarreta um pior prognóstico.

Além disso, deve-se levar em consideração que entre 20 e 30% dos pacientes com tumores laríngeos podem apresentar um segundo tumor primário (sincrônico ou metacrônico) tanto no trato aerodigestivo superior, quanto em outras localizações (pulmão, bexiga, etc. .)

Quais são os sintomas do câncer de laringe?

Sintomas mais frequentes

Os sintomas mais comuns de câncer de laringe dependem da localização e do estágio do tumor:

1. Região glótica:

Disfonia: é o sintoma que geralmente aparece precocemente. É uma alteração na voz em consequência de uma anomalia nas cordas vocais, neste caso devido a um tumor. Esses fumantes ou ex-fumantes devem ser avaliados por um otorrinolaringologista quando apresentarem disfonia com mais de 15 dias de evolução.        

Dispnéia: é um sintoma que surge em estágios avançados e que envolve sensação de falta de ar e dificuldade para respirar. 

Estridor: também aparece em estágios avançados. O estridor consiste na produção de um som agudo ou ruidoso ao respirar devido à obstrução das vias aéreas que o tumor pode estar produzindo.

2. Região supraglótica:

Sensação de corpo estranho: é um dos sintomas iniciais que podem alertar para a presença de um tumor na garganta, e geralmente é acompanhada de coceira, pigarro e / ou tosse.           

Parestesias faríngeas: é um conjunto de sensações, difíceis de definir, que o paciente sofre sem explicação orgânica. Essas pessoas geralmente manifestam formigamento, picadas, coceira ou queimação na área da faringe.

Desconforto de ouvido ou dor de ouvido reflexa: a presença de um tumor em estágio avançado na laringe e / ou faringe pode causar dor de ouvido reflexivamente.

Disfagia e / ou odinofagia: é a dificuldade para engolir e dor ao engolir, respectivamente. A intensidade desses sintomas é variável, dependendo do tamanho e da localização do tumor e podem aparecer com líquidos, com alimentos sólidos ou com ambos. A disfagia e a odinofagia mantidas levam a um déficit nutricional nos pacientes.

Massa cervical: a presença de metástases nos gânglios linfáticos do pescoço é um dos sinais para os quais os pacientes com tumores da laringe supraglótica costumam consultar o médico. Como consequência da presença de massa cervical, os pacientes podem se queixar de desconforto muscular na região do pescoço.        

Outros sintomas, como a expulsão de sangue pela boca ou o desenvolvimento de uma síndrome geral (perda de peso, anorexia e astenia), devem ser levados em consideração.

Especialistas alertam para a importância de se atentar para esses sintomas e consultar um otorrinolaringologista quando eles forem persistentes, principalmente em pessoas que fumam e / ou que fazem consumo excessivo de álcool.

Em Quais são os sintomas do câncer de laringe? Veja:

Diagnóstico e tratamento do câncer de laringe

Para fazer um diagnóstico correto, uma história médica exaustiva , que incluirá história pessoal e familiar e hábitos tóxicos, bem como sintomas e um exame otorrinolaringológico completo, são essenciais. A exploração da laringe e do restante do trato aerodigestivo superior por endoscopia laríngea e a exploração do pescoço são os passos iniciais a serem seguidos em caso de suspeita de tumor laríngeo. Essas explorações diagnósticas precisam ser realizadas por otorrinolaringologistas profissionais – cirurgiões de cabeça e pescoçopois possuem um conhecimento completo da anatomia da laringe. Além disso, exames de imagem como tomografia computadorizada ou ressonância magnética são necessários para definir a extensão do tumor e planejar o tratamento. Posteriormente, antes de qualquer tratamento, é necessário confirmar histologicamente a presença de células tumorais por meio da biópsia da lesão.

Após esses exames, o otorrinolaringologista poderá fazer um diagnóstico adequado do tumor e classificá-lo de acordo com o sistema TNM, o que permitirá ao paciente propor a opção terapêutica mais adequada.

Nas fases iniciais, o tratamento do tumor laríngeo será feito com cirurgia ou com radioterapia , preservando-se em ambos os casos as funções da laringe, na medida do possível. Em estágios avançados, o tratamento será feito por quimio-radioterapia ou por cirurgia (a cirurgia pode envolver uma laringectomia parcial ou, ocasionalmente, uma laringectomia total) dependendo das características do tumor e do paciente.

Em pacientes submetidos a laringectomias parciais, pode ser necessário reabilitar fundamentalmente a deglutição . No caso das laringectomias totais, será necessária a realização de uma reabilitação funcional da fala, entre outras funções. É uma cirurgia de grande impacto na qualidade de vida do paciente.

Veja também

4 maneiras de consumir chá verde para perder peso

4 maneiras de consumir chá verde para perder peso

Veja as 4 maneiras de consumir chá verde para perder peso. Lembre-se que, se o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: