12 exercícios para superar a tendinite no ombro

12 exercícios para superar a tendinite no ombro

12 exercícios para superar a tendinite no ombro. É uma fisioterapia que você mesmo pode fazer em casa e os resultados são surpreendentes! Neste artigo, você aprenderá sobre alguns exercícios de aquecimento, alongamento e fortalecimento que podem ser benéficos quando você tem tendinite no ombro. Continue lendo e pergunte a um profissional se você pode fazê-los.

Uma tendinite no ombro pode ser uma experiência dolorosa para o doente. Isso ocorre devido a um mau esforço ou movimento repetitivo. Ninguém está isento da possibilidade de sofrer por isso.

Essa lesão limita a amplitude de movimentos, afetando o desenvolvimento normal na vida diária. No entanto, alguns exercícios de aquecimento, alongamento e fortalecimento podem ser úteis.

Neste artigo, explicaremos o que é tendinite, por que ocorre, qual é o tratamento e os exercícios que você pode fazer para ajudá-lo a se recuperar.

Tendinite no ombro: o que é e por que ocorre

O termo tendinite é uma palavra formada com o sufixo -itis , que significa “inflamação”. Simplificando: é a inflamação do tendão.

Portanto, o que chamamos de tendinite no ombro é uma inflamação que afeta várias áreas da articulação , desde o bíceps braquial até o manguito rotador . Entre os principais fatores associados a esta lesão estão os seguintes:

Idade: em pacientes idosos, devido à osteoartrite , a rigidez articular pode ser um fator predisponente.

Atividade esportiva intensa: no caso dos atletas, o esforço e a repetição de certos movimentos, e mesmo sua amplitude, desencadeiam a lesão. Por exemplo, em arremessadores de beisebol , é comum.

Trabalho repetitivo ou pesado – como aquele feito por designers, programadores, pedreiros e ferreiros

Outras causas: movimentos repentinos ou situações de fornecimento insuficiente de sangue aos tendões.

Sintomas e diagnóstico de tendinite no ombro

O sinal mais óbvio de tendinite no ombro é a inflamação. Mas não aparece sozinho, é acompanhado de dor.

A ternura é sentida quando movimentos e alongamentos do músculo são feitos ou quando a articulação é pressionada ou palpada. Além disso, pode haver falta de força. Devido à soma desses três elementos (inflamação, dor e baixa força), a tendinite no ombro limita a pessoa na realização de suas atividades diárias.

Por outro lado, no diagnóstico dessa lesão, são realizados diversos exames, que incluem radiografia, ultrassonografia e ressonâncias. Até mesmo tomografia axial computadorizada (TC). Além disso, é feito um exame médico e estudo detalhado do histórico médico do paciente.

Possíveis tratamentos

Em relação ao tratamento, existe a possibilidade de realizar uma artroscopia para tendinite no ombro. Mas a cirurgia é reservada apenas para os casos mais graves. Em vez disso, alternativas mais conservadoras são escolhidas.

Além do repouso e aplicação de frio na região, a fisioterapia é prescrita com o objetivo de melhorar a mobilidade, estabilidade e força da articulação. Isso é realizado por meio de vários exercícios, alongamento e massagem.

Outras técnicas também são utilizadas, como eletroterapia e ultrassom. No caso de medicamentos, recomendam-se analgésicos e inflamatórios.

12 exercícios para superar a tendinite no ombro

Vejamos alguns exercícios que podem ser feitos para superar a tendinite no ombro. Vamos dividi-los em movimentos de aquecimento, alongamento e fortalecimento, cada um com suas indicações mais adequadas.

Aquecer

O primeiro exercício que faremos é o pêndulo. Consiste em dobrar, ou melhor, flexionar o corpo, tentando colocar o tronco o mais paralelo possível ao chão. O braço afetado, pendurado para baixo, deve girar, fazendo círculos curtos. O outro pode repousar nas costas de uma cadeira ou corrimão.

O próximo aquecimento é ficar em pé em uma porta aberta, colocando as mãos na moldura na altura dos ombros. Em seguida, dê um pequeno passo à frente; primeiro um pé, depois o outro. Você deve sempre manter as costas retas. Tente não forçar muito o movimento articular.

Exercícios de alongamento: 12 exercícios para superar a tendinite no ombro

Depois de aquecido, passamos para os exercícios de alongamento. Começaremos com o alongamento frontal. Consiste em levar a mão do braço afetado para o ombro oposto e tentar levantar um pouco o cotovelo, ajudando com a mão livre. Esta posição é mantida por cerca de cinco segundos.

O levantamento com apoio e levantamento é realizado em pé, colocando a mão sobre o lado afetado na parede, ligeiramente acima do ombro. Os dedos são então esticados, afastando a palma da superfície e movendo ou arrastando os dedos para cima para levantar o ombro.

O próximo exercício é o alongamento da banda. O ideal é usar um elástico de reabilitação, mas, na ausência dele, uma toalha pode servir. As costas da mão, no lado afetado, são colocadas atrás das costas; o outro passa pela cabeça. Ambas as mãos seguram a faixa. O de cima puxa suavemente para levantar o outro. Uma variante desse exercício pode ser feita sem a toalha ou faixa, colocando a mão do braço afetado atrás das costas e tentando chegar o mais alto possível.

Podemos completar o alongamento com rotação interna passiva. Para este exercício, precisamos de um pau (um cabo de vassoura pode funcionar). Nós seguramos o bastão atrás de nossas costas. Com a mão do braço não afetado, alongamo-nos para que o outro alcance o centro da cintura.

Passamos agora aos exercícios de fortalecimento, começando com o fortalecimento da corda. Pegamos uma corda ou faixa amarrada a uma porta ou cerca. Em pé de frente para a parede a uma distância de um metro, a corda ou faixa é puxada para trás, usando a mão do ombro afetado, como se estivesse remando.

A seguir está a rotação externa de 90 graus com o braço abduzido. Inicia-se na mesma posição do anterior, apenas que o movimento será realizado com o braço estendido, levantando-o até que a mão fique ao nível da cabeça e retornando à posição inicial.

Agora vamos passar para o exercício de rotação interna da banda. Desta vez, ficamos de lado, com o ombro afetado voltado para a parede. Pegamos a faixa com essa mão, mantendo o cotovelo próximo ao lado e esticamos até que o punho alcance o cotovelo do lado oposto.

O exercício de rotação externa da banda é semelhante ao anterior. A diferença é que o ombro não afetado é aquele que fica voltado para a parede e, portanto, o movimento será realizado.

Podemos terminar nossa sessão com algumas flexões contra a parede. É semelhante ao dos chamados push- ups ou cotovelo flexões . Só eles terminam em pé, jogando o peso na direção da parede.

Sempre com recomendação médica antes de fazer exercícios para tendinite do ombro

Lembre-se de que esses exercícios para tendinite no ombro só podem ser feitos com a concordância do médico assistente. Ou seja, se o profissional recomendou repouso absoluto, você não pode fazer esses ou outros.

Por outro lado, devem ser acompanhados por um traumatologista ou fisioterapeuta, tendo comparecido à consulta com eles. Por último, se você estiver com dor ou não houver sinais de melhora, outras avaliações ou abordagens cirúrgicas podem ser necessárias. O melhor, neste caso, é suspendê-los imediatamente.

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