A trombose é um problema muito sério

A trombose é um problema muito sério

A trombose é um problema muito sério. A trombose venosa superficial pode aparecer em uma veia saudável ou em uma veia varicosa.. A trombose venosa superficial pode aparecer em uma veia saudável ou em uma veia varicosa. Geralmente é um processo benigno, embora às vezes possam ocorrer complicações, mas são muito raras.

O que é?

A trombose venosa superficial (TVS) ou tromboblebite é uma inflamação de uma veia do sistema venoso superficial devido à presença de um coágulo (trombo) no seu interior. É um problema bastante comum e aparece com mais frequência em mulheres.

Como são produzidos?

A trombose é um problema muito sério. TVS pode aparecer sobre uma veia saudável ou sobre uma veia varicosa (veia varicosa). Eles podem aparecer em qualquer área do corpo, como pescoço, braços e virilha, mas são especialmente frequentes nas pernas.

A trombose é um problema muito sério. O aparecimento de uma trombose em uma veia sã é geralmente devido à presença de uma doença de base que favorece o sangue tendo maior predisposição para coagular e, portanto, formar trombos (como tumor, doenças hematológicas ou doenças autoimunes).

No caso das varizes, ocorre uma diminuição do fluxo e um refluxo do sangue que, somados a fatores como a imobilização por dias, possibilitam a formação de um trombo. Entre os fatores que predispõem ao surgimento de um TVS estão obesidade, cirurgia recente, gravidez, repouso prolongado, doenças cardíacas e tratamento hormonal.

Embora a TVS seja geralmente um processo benigno, às vezes pode apresentar complicações, como infecção, ou estar associada à trombose venosa profunda ou embolia pulmonar , embora seja muito rara.

Sintomas

TVS geralmente produz sintomas que incluem dor, vermelhidão e inchaço da área afetada (geralmente nas extremidades inferiores).

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com base na clínica, na exploração da área afetada onde se avista um cordão venoso endurecido, cuja confirmação diagnóstica é feita por meio do ultrassom Doppler . O ultrassom Doppler permite a visualização de segmentos de veias trombosadas, a extensão da trombose e o funcionamento da circulação venosa.

Nos casos de trombose venosa sã, deve-se realizar um estudo de trombose, solicitando em um exame de sangue uma série de parâmetros específicos relacionados à coagulação.

Tratamento

Os principais objetivos do tratamento da TVS são: tratar a dor, prevenir a extensão do trombo, prevenir complicações de embolia e, se presente, tratar a insuficiência venosa superficial.

Se TVS ocorrer em veias não varicosas ou for uma trombose limitada, o tratamento médico com :

  • Analgésicos e antiinflamatórios para dor e inflamação.
  • Tratamento com medicamentos anticoagulantes por injeção subcutânea (heparina).
  • Use meias elásticas de compressão.

Se a trombose ocorrer em uma veia varicosa, a insuficiência venosa deve ser tratada assim que o episódio de trombose tiver passado. Nestes casos, pode-se utilizar o tratamento cirúrgico, que pode ser realizado apenas pela veia trombosada ou a retirada total da veia (flebectomia). Está indicado sobretudo em situações de risco de trombose venosa profunda, nas varizes externas ou nos doentes em que o tratamento anticoagulante é contra-indicado.

Veja também: Remédios naturais para tratar fungos nas unhas

Prevenção

Evitar os fatores de risco relacionados ao surgimento da insuficiência venosa crônica diminui os episódios de TVS.

Veja também

Como se livrar da retenção de líquidos

Como se livrar da retenção de líquidos.

Como se livrar da retenção de líquidos, o que pode causar isso. A retenção de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: