Como se livrar da retenção de líquidos

Como se livrar da retenção de líquidos.

Como se livrar da retenção de líquidos, o que pode causar isso. A retenção de líquidos, cientificamente chamada de edema, é quando o corpo ou alguma parte dele incha devido ao excesso de líquido que fica preso entre as células, o que pode ocorrer por permanecer na mesma posição por muito tempo, pelo estilo de vida sedentário, alterações hormonais, devido a uma dieta rica em sal e sódio, ou em consequência de algumas doenças.

Em geral, a retenção de líquidos não é grave, portanto, beber água, chás diuréticos, realizar drenagem linfática e ou praticar atividade física podem ser suficientes para eliminá-la. No entanto, algumas doenças renais, cardíacas ou hepáticas podem causar edema e, nessas situações, o médico pode indicar o uso de medicamentos diuréticos para ajudar a remover o excesso de líquido do corpo.

O acúmulo de líquidos causa inchaço, que pode ser facilmente percebido pelo aumento do volume abdominal e na face, porém, geralmente ocorre principalmente nas pernas, tornozelos e pés. Uma técnica para determinar se você tem retenção de líquidos é pressionar a região próxima aos tornozelos com o polegar por 30 segundos e ver se a região está marcada. Além disso, a marca das meias no tornozelo ou a marca das roupas justas na cintura também são indicadores de que a pessoa está retendo líquidos.

Como se livrar da retenção de líquidos, o que pode causar isso. Como eliminar a retenção de líquidos

A retenção hídrica pode ser eliminada de diversas formas, aumentando a ingestão de líquidos, fazendo exercícios, por meio da alimentação e com o uso de medicamentos, por isso é recomendado:

1. Beba chás diuréticos

Para combater o acúmulo de fluidos no corpo, recomenda-se beber chás com efeitos diuréticos como:

  • Rabo de cavalo;
  • Flor de hibisco / hibisco;
  • Canela com gengibre;
  • Chá verde;
  • Ginkgo biloba;
  • Salsinha;
  • Centelha asiática;
  • Castanha da Índia.

Qualquer chá tem efeito diurético porque, basicamente, quanto mais água a pessoa ingere, mais urina ela produz. Essa urina estará cheia de toxinas e fará com que o excesso de fluidos seja eliminado do corpo. No entanto, certas plantas aumentam esse efeito diurético dos chás, fazendo com que a retenção de líquidos diminua mais rapidamente. Veja outros exemplos de chás diuréticos e como prepará-los.

2. Faça atividade física

Os exercícios também são uma excelente maneira natural de esvaziar o corpo. A contração de grandes grupos musculares, como braços, pernas e nádegas, faz com que o excesso de fluidos seja eliminado pela urina. Por isso, é comum sentir vontade de urinar após 1 hora de exercícios na academia.

Alguns exercícios que podem ser indicados são caminhada rápida, corrida, corrida, ciclismo e pular corda, por exemplo. Os exercícios pontuais não são tão benéficos quanto estes, mas podem ser feitos após pelo menos 20 minutos de atividade aeróbica.

3. Dicas gerais para diminuir a retenção

  • Os cuidados importantes para tratar a retenção de líquidos são:
  • Beba água, cerca de 2 litros por dia, ou chá como chá de cavalinha;
  • Substitua o sal no preparo ou tempero dos alimentos com ervas aromáticas como salsa ou orégano, por exemplo;
  • Evite alimentos como enlatados, frios, defumados ou outros que contenham muito sal;
  • Evite ficar muito tempo em pé, sentado ou com as pernas cruzadas;
  • Coma alimentos ricos em água como rabanete, nabo, couve-flor, melancia, morango, melão, abacaxi, maçã ou cenoura;
  • Aumente o consumo de alimentos diuréticos como melancia, pepino ou tomate. Veja o que são alimentos diuréticos ;
  • Realizar uma drenagem linfática, que é uma massagem específica para diminuir o excesso de fluidos no corpo;
  • Coma alimentos como beterraba cozida, abacate, iogurte desnatado, suco de laranja ou banana, pois são alimentos ricos em potássio, o que ajuda a reduzir o sal no corpo;
  • Eleve as pernas acima do coração (um travesseiro pode ser colocado sob os joelhos) no final do dia.

Além disso, para aquelas pessoas que não bebem água ou que querem emagrecer, podem usar uma garrafa térmica com 1L de água e adicionar algumas gotas ou uma rodela de limão, tendo que beber durante o dia, isso ajudará a aumentar a frequência urinária, bem como favorecerá a eliminação de toxinas.

Retenção de fluidos: como se livrar deles e o que pode causar isso

4. Faça a drenagem linfática

A drenagem linfática é uma excelente estratégia para eliminar o excesso de fluidos do corpo, ela pode ser feita manualmente como se fosse uma espécie de massagem suave com movimentos bem marcados para ter o efeito esperado, mas também pode ser realizada com seu próprio equipamento eletrônico para realizar uma drenagem linfática mecânica, chamada pressoterapia.

Esses tratamentos podem ser realizados em clínicas estéticas especializadas com sessões que variam de 3 a 5 vezes por semana, dependendo da necessidade de cada pessoa. Cada sessão dura em torno de 45 a 60 minutos, onde após este tempo o indivíduo sentirá vontade de urinar, indicando que o tratamento teve o efeito esperado. A drenagem linfática é um excelente complemento para o tratamento da celulite, sendo indicada após tratamentos como radiofrequência e lipocavitação.

5. Uso de medicamentos diuréticos

Para o tratamento do edema também podem ser usados ​​alguns diuréticos prescritos pelo médico, alguns deles são a furosemida, a hidroclorotiazida ou a aldactona, por exemplo.

Porém, existem diferentes tipos de diuréticos com diferentes composições e finalidades, sendo indicados pelo médico em função da origem da retenção de líquidos. Alguns são indicados para o coração e só podem ser usados ​​por pessoas com problemas cardíacos, por exemplo, por isso não devem ser usados ​​sem orientação e indicação médica.

Como se livrar da retenção de líquidos. Como tratar a retenção de líquidos na gravidez

O inchaço é normal durante a gravidez devido às alterações hormonais que ocorrem nesta fase, e pode ocorrer em qualquer momento da gravidez, porém geralmente ocorre durante o 2º e no final do terceiro trimestre da gravidez, que é quando a mulher se sente mais cansado e com menos vontade de caminhar ou fazer atividade física.

O que fazer:  Usar meias elásticas nas pernas e nos pés é uma excelente estratégia, mas deve ser colocada antes de sair da cama. A gestante também deve reduzir a ingestão de sal e produtos industrializados ricos em sódio, além de beber bastante água e chás aprovados pelo obstetra. Além disso, você deve caminhar de 30 minutos a 1 hora todos os dias e fazer exercícios regularmente para tratá-la.

Como se livrar da retenção de líquidos, o que pode causar isso. A retenção de líquidos, cientificamente chamada de edema. Principais causas

  • As condições que podem causar retenção de fluidos são:
  • Dieta rica em sal e sódio;
  • Pouca ingestão de água ou líquidos claros como chás;
  • Gravidez;
  • Ficar muito tempo sentado ou em pé na mesma posição;
  • Problemas cardíacos;
  • Uso de certos medicamentos;
  • Falta de atividade física;
  • Doença renal;
  • Cirrose hepática
  • Alterações no funcionamento da tireóide.

A retenção de líquidos ocorre quando o sangue chega às pernas, mas tem dificuldade de retornar ao coração, o resultado é uma grande saída de líquido do sangue para o meio intersticial, que é o espaço entre as células, gerando edema.

Veja também

A trombose é um problema muito sério

A trombose é um problema muito sério

A trombose é um problema muito sério. A trombose venosa superficial pode aparecer em uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: